Escolas inovadoras: percepções sobre aprendizagem e objetivos pedagógicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11851

Palavras-chave:

Escola, Inovação, Aprendizagem, Objetivos Pedagógicos

Resumo

As sociedades e suas instituições estão em constante transformação. Neste bojo, sobremodo no contemporâneo, a escola tem sido tensionada por novas abordagens. Correntemente, esta relação é constituída por antagonismo entre uma escola que se percebe como “tradicional”, de matriz moderna e uma outra “inovadora”, que oferece propostas de novas roupagens dessa institucionalidade. Este artigo tem por objetivos identificar e analisar as características de escolas inovadoras quanto aos sentidos que atribuem à aprendizagem e os objetivos pedagógicos. Para isso, realizou-se análise de conteúdo de uma série documental com 12 experiências de escolas que se reconhecem e são reconhecidas como inovadoras, em 8 países. Dessa forma, os resultados apresentados são a descrição de 28 de suas características – sendo 18 descritoras de sentidos para a aprendizagem, e 10 de objetivos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Gonçalves Silva, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Bacharel em Administração, com habilitação em Administração Pública pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Especialista em Gestão de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC).
Foi gestor de políticas públicas no Governo do Estado do Acre. Foi analista ambiental no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Atualmente é professor no campus Xapuri do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Bianca Jussara Borges Clemente, Laboratório de Tecnologia da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ)

Possui licenciatura em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). Especialização em Mídias na Educação pela UFRRJ. Mestre em Linguística Aplicada pela UFRJ. Pesquisadora Associada do Laboratório de Tecnologia da Informação e da Comunicação (LATEC/UFRJ). Doutoranda em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra. Docente da Secretária Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo.(3ª Ed.) Edições 70, 2004.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32,1999.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor).. Projeto Âncora. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 51’32’’. Canal Futura [Documentário], 2016a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kE6MlnwML8Y&t=2565s. Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor).. Bath Studio School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’38’’. Canal Futura [Documentário], 2016b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QFyDWb3z0Ks&t=3s Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Escola Nave. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’30’’. Canal Futura [Documentário], 2016c. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c1gYpLIoYis&t=4s Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Colégio Fontán Capital. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’52’’. Canal Futura [Documentário], 2016d. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z9Vg0T99Olw Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). La Cecilia. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’20’’. Canal Futura [Documentário], 2016e. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z4qk6lklwTU Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Riverside School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’31’’. Canal Futura [Documentário], 2016f. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4otPjgKQktE&t=1408s Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). High Tech High. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 50’52’’. Canal Futura [Documentário], 2016g. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rP6jVBKM1jA Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ørestad Gymnasium. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’51’’. Canal Futura [Documentário], 2016h. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BU4V_Un4vk4 Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). E3 Civic High School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 52,11’’.Canal Futura [Documentário], 2016i. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xfeST7u7nMY Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ross School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 48’43’’. Canal Futura [Documentário], 2016j. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xMEd9iZNxVQ Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Ritaharju School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 51’35’’. Canal Futura [Documentário], 2016k. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vQpOAeYZqWU Acesso em: 10 fev. 2020.

RAPOSO, Sérgio. (Diretor). Steve Job School. Destino: Educação, Escolas Inovadoras, 49’03’’. Canal Futura [Documentário], 2016l. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0FVM5Wv-DDU&t=2610s Acesso em: 10 fev. 2020.

Downloads

Publicado

16/02/2022

Como Citar

SILVA, Anselmo Gonçalves; CLEMENTE, Bianca Jussara Borges. Escolas inovadoras: percepções sobre aprendizagem e objetivos pedagógicos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11851, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11851. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11851. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.