Tutoria para capacitação de técnicos de enfermagem no enfrentamento da covid-19: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11330Palavras-chave:
Infecções por coronavírus. Tutoria. Capacitação de recursos humanos em saúde. Técnicos de enfermagem. Educação tecnológica.Resumo
Objetivou-se relatar a experiência de docentes em enfermagem na capacitação remota de técnicos de enfermagem para o cuidado de pessoas acometidas pelo novo coronavírus. Trata-se de um relato de experiência na capacitação de 40 técnicos de enfermagem por meio de tutoria para atuação na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, no período de 23 de junho a 31 de agosto de 2020. Utilizou-se o método de Aprendizagem Baseada em Problemas de forma adaptada, o processo foi viabilizado pela plataforma Google Meet com criação de sala de aula virtual. Abordou-se os cuidados de enfermagem aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus; paramentação e desparamentação; e assistência ao paciente em ventilação mecânica. A tutoria foi relevante na qualificação dos técnicos de enfermagem, habilitando-os para o enfrentamento das demandas inerentes à pandemia.
Downloads
Referências
ALVES, M.N.T,; MARX, M.; BEZERRA, M.M.M.; LANDIM, J.M.M. Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde. Id on Line Revista Multidisciplinar de Psicologia. 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 112-125. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id.
ANTUNES, J.M; DAHER, D.V; FERRARI, M.F.M. Preceptoria como lócus de aprendizagem e de coprodução de conhecimento. Rev enferm UFPE on line. 2017, vol.11, n.10, p. 3741-3748. Disponível em: DOI: 10.5205/reuol.12834-30982-1-SM.1110201706
CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix, 1982.
COLLAR, J.M; ALMEIDA NETO, J.B; FERLA, A.A. Formulação e impacto do programa mais médicos na atenção e cuidado em saúde: contribuições iniciais e análise comparativa. Rev.Saúde em Redes. 2015; v.1, n. 2, p. 43-56. Disponível em: DOI: http://dx.doi.org/10.18310%2F2446-4813.2015v1n2p43-55
COSTA, R; LINO, M.M; SOUZA, A.I.J et al. Ensino de enfermagem em tempos de covid-19: como se reinventar nesse contexto? Texto contexto - enferm. Florianópolis, v. 29, e20200202, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100102&lng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0002-0002.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)/ ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Folha Informativa: COVID 19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875
SILVA, A.A.M. Sobre a possibilidade de interrupção da epidemia pelo coronavírus (COVID-19) com base nas melhores evidências científicas disponíveis. Rev. bras. epidemiol. 2020, v. 23: e200021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54972 0200021
TEIXEIRA, C.F.S; SOARES, C.M; SOUZA E.A; LISBOA, E.S et al. A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Cien Saude Colet. 2020. V. 25, n. 9, p. 3465-3474. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/a-saude-dos-profissionais-de-saude-no-enfrentamento-da-pandemia-de-covid19/17634?id=17634.
TSIGARIDES, J; WINGFIELD, L.R; KULENDRAN, M. Does a PBL-based medical curriculum predispose training in specific career paths? A systematic review of the literature. BMC Res Notes. 2017. v.10, n. 24, p.1-9. Disponível em: DOI: 10.1186/s13104-016-2348-0
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.