Análise de técnicas de ensino e aprendizagem entre níveis distintos de ensino na área tecnológica: um estudo de caso com a disciplina de instalações prediais hidrossanitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11295

Palavras-chave:

Práticas de Ensino, Instalações Prediais Hidrossanitárias, Docência, Metodologias de Aula

Resumo

Um professor precisa assegurar um canal para o encontro do aluno com o ensino, por meio de diferentes metodologias – mas mesmo em cálculos normatizados deve haver preocupação com a diversificação das práticas de docência? Para responder à questão realizou-se um estudo de caso com disciplinas de instalações hidrossanitárias em turmas do curso técnico e bacharelado, incluindo o diagnóstico das turmas, a escolha do conteúdo para aplicação das técnicas de ensino, a identificação dos aprendizados e a análise da sua adequação à formação dos alunos. A necessidade de diferentes metodologias em cada turma evidenciou que a diversificação das técnicas de ensino e aprendizagem na área de exatas também deve ocorrer, fortalecendo a necessidade de formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Mariana Molleri de Limas Fonseca, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Engenheira Sanitarista e Ambietal, mestra em Gestão Territorial. Docente na Área de Saneamento do Departamento Acadêmico de Construção Civil do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

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Publicado

20/09/2021

Como Citar

FONSECA, Mariana Molleri de Limas. Análise de técnicas de ensino e aprendizagem entre níveis distintos de ensino na área tecnológica: um estudo de caso com a disciplina de instalações prediais hidrossanitárias. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11295, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11295. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11295. Acesso em: 26 dez. 2024.

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