Análise de técnicas de ensino e aprendizagem entre níveis distintos de ensino na área tecnológica: um estudo de caso com a disciplina de instalações prediais hidrossanitárias
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11295Palavras-chave:
Práticas de Ensino, Instalações Prediais Hidrossanitárias, Docência, Metodologias de AulaResumo
Um professor precisa assegurar um canal para o encontro do aluno com o ensino, por meio de diferentes metodologias – mas mesmo em cálculos normatizados deve haver preocupação com a diversificação das práticas de docência? Para responder à questão realizou-se um estudo de caso com disciplinas de instalações hidrossanitárias em turmas do curso técnico e bacharelado, incluindo o diagnóstico das turmas, a escolha do conteúdo para aplicação das técnicas de ensino, a identificação dos aprendizados e a análise da sua adequação à formação dos alunos. A necessidade de diferentes metodologias em cada turma evidenciou que a diversificação das técnicas de ensino e aprendizagem na área de exatas também deve ocorrer, fortalecendo a necessidade de formação continuada dos professores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Eustáquio de; GODOY, Elenilton Vieira. A evasão nos cursos de engenharia: uma análise a partir do COBENGE. In: XLIV–Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016. Natal. Anais... Natal: UFRN/ABENGE, 2016.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 ago. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CEB do Ministério da Educação nº 06, de 20 de setembro de 2012. : Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.. Brasília, DF, 21 set. 2012. Seção 1, p. 22-22.
FREITAS, Bruno Andrade de; COSTA, Érika Carla Alves Canuto de.; COSTA, Cláudio Pereira da. Fatores da evasão discente no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Paraíba. In: XLIV–Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016. Anais..., Natal: UFRN/ABENGE. 2016.
FRÉZ, Rosineide; FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitoria. Reflexões sobre os motivos do abandono escolar nos cursos técnicos subsequentes de informática e edificações do Colégio Estadual do Paraná. In: PARANÁ, Governo do Estado (orgs.). Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, Volume I. Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_gestao_ufpr_rosineidefrez.pdf. Acesso em: 03 ago. 2020.
GATTI, Bernardete A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, n. 50, p. 51-67, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática e Docência: formação e trabalho de professores da educação básica. CRUZ, Giseli Barreto da et al.(Org.). Ensino de Didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Editora Quartet, p. 77-110, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, v. 40, n. 2, p. 629-650, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.