Relação educação-trabalho: um estudo dos egressos de agronomia do IF goiano – campus Morrinhos

Luciana Dos Santos Machado Baldoino

Resumo


Este artigo tem como objetivo conhecer e interpretar as relações entre a formação no curso Superior em Agronomia e a inserção dos egressos das turmas de 2010 e 2011 do IF Goiano – Campus Morrinhos no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, que contou com a participação de 93% dos egressos. Como aporte teórico para as análises recorremos a Frigotto (1991); Ianni (1980); Gadotti (2012); Gramsci (2011); Marx; Engels (1986); Trivinõs (1987) entre outros. Entre os achados da pesquisa confirmou-se a importância do IF Goiano no processo de interiorização do Ensino Superior. Os dados mostraram que 60% dos egressos estavam atuando na área de sua formação, confirmando uma perspectiva positiva para o campo de atuação do Engenheiro Agrônomo.


Palavras-chave


Políticas Públicas; Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Educação Superior; Egressos;

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11154

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