Relação educação-trabalho: um estudo dos egressos de agronomia do IF goiano – campus Morrinhos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11154Palavras-chave:
Políticas Públicas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Egressos,Resumo
Este artigo tem como objetivo conhecer e interpretar as relações entre a formação no curso Superior em Agronomia e a inserção dos egressos das turmas de 2010 e 2011 do IF Goiano – Campus Morrinhos no mundo do trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, que contou com a participação de 93% dos egressos. Como aporte teórico para as análises recorremos a Frigotto (1991); Ianni (1980); Gadotti (2012); Gramsci (2011); Marx; Engels (1986); Trivinõs (1987) entre outros. Entre os achados da pesquisa confirmou-se a importância do IF Goiano no processo de interiorização do Ensino Superior. Os dados mostraram que 60% dos egressos estavam atuando na área de sua formação, confirmando uma perspectiva positiva para o campo de atuação do Engenheiro Agrônomo.
Downloads
Referências
CUNHA, L. A. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.14, p.89-107, mai./ago. 2000b.
______. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, Brasília: FLACSO, 2000a.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
FIDALGO, F.; MACHADO, L. (Eds.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação: Editora da UFMG, 2000.
FRIGOTTO, G. O Enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
______. Trabalho-educação e tecnologia: treinamento polivalente ou formação politécnica? Educação e Realidade, v. 14, p. 17-26, jan./jun. 1989.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação um estudo introdutório. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GRAMSCI. Cadernos do cárcere. v. 01. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2011.
IANNI, O. Karl Marx. 2 ed. São Paulo: Ática, 1980.
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. Morrinhos, 2014.
LAUDARES, J. B.; QUARESMA, A. G. A pedagogia da escola do trabalho e a formação integral do trabalhador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 220, p. 516 -530, set./dez. 2007.
Marx.K. O capital: crítica da economia política. Livro I, v. 01. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1983.
MARX, K. ; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feurabch). 5 ed. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Hucitec, 1986.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2 ed. Petropólis-RJ: Vozes, 2007.
PARO, V. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: FERREIRA, C. J.; SILVA JR, J. dos R.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Orgs). Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999.
______. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.
______. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.
TRIVIÑOS. A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.