A usabilidade dos discentes dos programas de Pós-Graduação na interação e recuperação da informação no repositório institucional do IFS (RIFS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11134

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Repositório Institucional do IFS, Usabilidade, Método heurístico

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a usabilidade dos alunos dos cursos de Pós-graduações em Turismo e Edudação Profissional na interação e recuperação da informação no Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe (RIFS). Nessa pesquisa descritiva, os dados foram coletados mediante aplicação de questionário eletrônico, observação com base em um olhar heurístico. Foram realizadas entrevistas com os pós-graduandos do Instituto Federal de Sergipe, com base metodológica no estudo das dez heurísticas de Nielsen (1995). Tomou-se como base também a experiência de caso do Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UnB), descrita por Café (2016) e o conceito de usabilidade trazida por Dias (2003). Concluiu-se que, o RIFS embora tenha uma interface que possibilita uma maior comodidade e eficácia aos seus usuário no processo de recuperação da informação no ato da pesquisa, ainda falta ser mais difundido entre a comunidade acadêmica da Instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salim Silva Souza, Instituto Federal de Sergipe - IFS

Mestre em Educação (UFS). Graduação em Biblioteconomia e Documentação (UFBA). Bibliotecário do IFS. Coordenador do Repositório Institucional do IFS (RIFS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES/IFS)

Ida Conceição Andrade de Melo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo Plena: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (PLENA/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES/IFS).

Maria Edite Santos de Araújo, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História das Bibliotecas de Ensino Superior (GEPHIBES/IFS). Bolsista do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Referências

ALVES, Virginia Barbara Aguiar. Open Archives: via verde ou via dourada? Ponto de Acesso, Salvador, v.2, n.2, p. 127-137, ago./set. 2008. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/1780/2172 DOI: https://doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v2i2.1780

Acesso em: 24 ago. 2020

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. ISO 9241Y11. Requisitos ergonômicos para o trabalho com dispositivos de interação visual. Parte 11: orientações sobre usabilidade. Rio de Janeiro, 2011. ISBN: 9788507025160.

CAFÉ, Luísa Chaves. Avaliação da usabilidade na interação e recuperação da informação dos usuários pós-graduandos no Repositório Institucional da Universidade de Brasília. 2016. 279 p. Dissertação (Mestrado – Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, 2016

CAMARGO, Liriane Soares de Araujo de; VIDOTTI, Silvana Borsetti Gregorio. Uma estratégia de avaliação em repositórios digitais. In.: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS (SNBU), 15, 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, SNBU, 2008. Disponível em: http://repositorio.febab.libertar.org/temp/snbu/SNBU2008_007.pdf. Acesso em: 01 de abr. 2020.

COELHO, Odete Máyra Mesquita; PINTO, Virgínia Bentes; SOUSA, Marckson Roberto Ferreira. Análise heurística da base de dados Public Medical (PUBMED). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2013. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18416/3/2013_eve_ommcoelho.pdf. Acesso em: 01 de abr. 2020

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.

DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.

DIAS, Érika Dias; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, July/Sept. 2020 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801080001

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Repositórios Digitais. Brasília, IBICT, 2020. Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais. Acesso em 18 dez, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS). Analisar a usabilidade dos usuários do RIFS na interação e recuperação da informação (2018-2019) Aracaju, IFS, 2019. (Relatório final)

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE (IFS). A usabilidade dos usuários de pós-graduação na interação e recuperação da informação no Repositório Institucional do IFS (2019-2020). Aracaju, IFS, 2020 (Relatório final)

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NIELSEN, Jakob. Severity ratings for usability problems. Nielsen Norman Group, 1995. Disponível em: https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://www.nngroup.com/articles/how-to-rate-the-severity-of-usability-problems/&prev=search&pto=aue. Acesso em 18 dez., 2019.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco. org/news/comissao– futuros– da– educacao– da– unesco– apela– ao– planejamento– antecipado– o– aumento– das. Acesso em: 28 ago. 2020.

SANTOS, Robson L. G. Usabilidade e métodos de avaliação de usabilidade de interfaces web. ENCONTRO PAN-AMERICANO DE ERGONOMIA, 1. CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 10, 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Abergo, 2000.

SOUZA, Salim Silva; SOUZA, Josefa Eliana. Repositório Institucional como ferramenta de preservação da memória e disseminação do conhecimento no ensino público superior sergipano. Aracaju, Revista Fontes Documentais, v.1, n. 1, set./dez. 2018

Downloads

Publicado

04/11/2022

Como Citar

SOUZA, Salim Silva; MELO, Ida Conceição Andrade de; ARAÚJO, Maria Edite Santos de. A usabilidade dos discentes dos programas de Pós-Graduação na interação e recuperação da informação no repositório institucional do IFS (RIFS). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11134, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11134. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11134. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.