A usabilidade dos discentes dos programas de Pós-Graduação na interação e recuperação da informação no repositório institucional do IFS (RIFS)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11134Palavras-chave:
Ciência da Informação, Repositório Institucional do IFS, Usabilidade, Método heurísticoResumo
Este estudo teve como objetivo descrever a usabilidade dos alunos dos cursos de Pós-graduações em Turismo e Edudação Profissional na interação e recuperação da informação no Repositório Institucional do Instituto Federal de Sergipe (RIFS). Nessa pesquisa descritiva, os dados foram coletados mediante aplicação de questionário eletrônico, observação com base em um olhar heurístico. Foram realizadas entrevistas com os pós-graduandos do Instituto Federal de Sergipe, com base metodológica no estudo das dez heurísticas de Nielsen (1995). Tomou-se como base também a experiência de caso do Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UnB), descrita por Café (2016) e o conceito de usabilidade trazida por Dias (2003). Concluiu-se que, o RIFS embora tenha uma interface que possibilita uma maior comodidade e eficácia aos seus usuário no processo de recuperação da informação no ato da pesquisa, ainda falta ser mais difundido entre a comunidade acadêmica da Instituição.
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