Perspectivas dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10713Palavras-chave:
CursoIntegrado, Estudantes, Perspectivas.Resumo
Esse artigo é uma síntese da pesquisa de dissertação do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que apresenta o intuito de esboçar as perspectivas dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Considerando os fatores que decorrem do ingresso, da permanência e das motivações que levaram os estudantes a inserção no curso técnico, para fomentar diálogos sobre o ensino médio integrado. Com abordagem metodológica qualitativa, na perspectiva da pesquisa ação, por meio do questionário, utilizando-se como análise dos dados a Análise Textual Discursiva.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei 11.892 de 28 de dezembro de 2008. Distrito Federal, DF, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acessado em: 12 out. 2019.
BRASIL, Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha, Distrito Federal, DF, 2014. Disponível em: http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18.pdf. Acessado em: 22 mai. de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Distrito Federal, DF, 2014. Disponível:< http://portal.mec.gov.br/catalogos-nacionais-de-cursos-tecnicos> Acessado em 18/04/2021.
BRASIL, Instituto Federal Farroupilha. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (PPC). Distrito Federal, DF, 2014. Disponível <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acessado em: 31/03/2021.
BRASIL, Instituto Federal Farroupilha. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado (PPC). Distrito Federal, DF, 2019. Disponível <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acessado em: 12/04/2021.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATTA. Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio
Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GALIAZZI, Maria C.; MORAES, Roque. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.
GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MINAYO, Maria. C.S. O desafio do conhecimento-pesquisa qualitativo em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1992.
MOURA, Dante; FILHO, Domingos; SILVA, Mônica R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 20, , n. 63. p. 28, out/ dez. 2015.
PACHECO, Eliseo. Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.
RAMOS, Marise. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
RODRIGUES, Fabiana. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Revista RETTA, v. 1, n. 2, p.128, jul/dez. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.