Perspectivas dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Tatiana Rosa da Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS JAGUARI - POLO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) https://orcid.org/0000-0003-2148-3972

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10713

Palavras-chave:

CursoIntegrado, Estudantes, Perspectivas.

Resumo

Esse artigo é uma síntese da pesquisa de dissertação do Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que apresenta o intuito de esboçar as perspectivas dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Considerando os fatores que decorrem do ingresso, da permanência e das motivações que levaram os estudantes a inserção no curso técnico, para fomentar diálogos sobre o ensino médio integrado. Com abordagem metodológica qualitativa, na perspectiva da pesquisa ação, por meio do questionário, utilizando-se como análise dos dados a Análise Textual Discursiva.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Rosa da Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA CAMPUS JAGUARI - POLO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Polo IF Instituto Federal Campus Jaguari.

Referências

BRASIL, Lei 11.892 de 28 de dezembro de 2008. Distrito Federal, DF, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acessado em: 12 out. 2019.

BRASIL, Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha, Distrito Federal, DF, 2014. Disponível em: http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18.pdf. Acessado em: 22 mai. de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Distrito Federal, DF, 2014. Disponível:< http://portal.mec.gov.br/catalogos-nacionais-de-cursos-tecnicos> Acessado em 18/04/2021.

BRASIL, Instituto Federal Farroupilha. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agropecuária (PPC). Distrito Federal, DF, 2014. Disponível <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acessado em: 31/03/2021.

BRASIL, Instituto Federal Farroupilha. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado (PPC). Distrito Federal, DF, 2019. Disponível <http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf>. Acessado em: 12/04/2021.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTO, Gaudêncio; CIAVATTA. Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio

Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GALIAZZI, Maria C.; MORAES, Roque. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINAYO, Maria. C.S. O desafio do conhecimento-pesquisa qualitativo em saúde. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1992.

MOURA, Dante; FILHO, Domingos; SILVA, Mônica R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação. v. 20, , n. 63. p. 28, out/ dez. 2015.

PACHECO, Eliseo. Institutos Federais Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

RAMOS, Marise. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

RODRIGUES, Fabiana. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Revista RETTA, v. 1, n. 2, p.128, jul/dez. 2010.

Downloads

Publicado

28/10/2021

Como Citar

SILVA, Tatiana Rosa da. Perspectivas dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul sobre o ensino médio integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10713, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10713. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10713. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.