PROJETO DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), CAMPUS PINHAIS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10671

Palavras-chave:

ensino técnico integrado, pesquisa científica, institutos federais, formação humana, transformação social.

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados com o intuito de se promover um novo modelo de educação profissional e tecnológica. Destaca-se a busca pela concepção integrada de educação profissional frente a dualidade que, historicamente, permeou esse tipo de educação. Para isso, a instituição fomenta a convergência entre ensino, pesquisa e extensão em diferentes modalidades de ensino, sobretudo na educação básica por meio da oferta dos cursos técnicos integrados. O artigo pretende analisar as potencialidades advindas da incoporação de estudantes do ensino técnico integrado no desenvolvimento de pesquisas científicas, especialmente para a convergência dos conhecimentos inerentes ao núcleo técnico e básico. Para isso, utiliza-se um estudo de caso para a demonstração de como a pesquisa pode ser útil para a compreensão do mundo do trabalho em sua multiplicidade.

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Biografia do Autor

Felipe Comitre, Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais

Doutor em Geografia - Organização do Espaço (UNESP - Rio Claro)

Docente EBTT - Geografia - IFPR Pinhais

Geovanna Alberti Correia de Freitas, Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais

Discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais.

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Publicado

19/04/2021

Como Citar

COMITRE, Felipe; FREITAS, Geovanna Alberti Correia de. PROJETO DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), CAMPUS PINHAIS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10671, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10671. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10671. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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