(IN) DISCIPLINA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: UM OLHAR PEDAGÓGICO SOBRE AS NORMAS

Hélis Regina de Sousa Costa, Paula Francineti de Araújo Tavares

Resumo


 

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das normas disciplinares para a formação humana integral dos discentes do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Para isso, realizou-se pesquisa documental sobre a Resolução Nº 0032/2009, que trata do uniforme escolar, e a Resolução Nº 009/2014, referente ao regimento disciplinar discente. A análise fundamentou-se essencialmente nos conceitos de Karl Marx e Friedrich Engels sobre omnilateralidade e politecnia, na ideia de escola unitária de Antonio Gramsci e na abordagem de Michel Foucault sobre disciplina, além de outros teóricos que com eles dialogam. Os resultados da pesquisa revelaram que as normas disciplinares discentes do IFMA não contribuem para a formação humana integral visto que têm caráter modelador de conduta, com ênfase na padronização, na vigília e na punição.

 


Palavras-chave


Normas disciplinares. Formação humana integral. Ensino médio integrado.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9650

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