A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS ALCÂNTARA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8587

Palavras-chave:

Educação Profissional. Formação integral. Currículo Integrado.

Resumo

O objetivo do presente texto foi refletir sobre a integração curricular nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo IFMA, Campus Alcântara, com base na perspectiva da formação integral. A metodologia utilizada foi análise documental, tendo como fontes documentos legais que orientam a oferta de cursos da Educação Profissional Técnica de nível médio e a Proposta Curricular do Curso Técnico em Eletrônica, do Campus Alcântara. Constatou-se que a proposta curricular explicita a opção pelo currículo integrado e tem uma organização disciplinar que integra os componentes curriculares de formação geral e específica. Embora apresente alguns aspectos contraditórios, pode-se considerar a proposta como importante “travessia” para a formação integral dos trabalhadores.

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Biografia do Autor

Sonia Pedroni, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA

Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2007), Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade Santa Fé (2009), Especialista em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2016). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, no PROFEPT, IFCE. Desenvolve estudos na área de currículo, formação de professores e educação profissional. Atua como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, lotada no Departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Pró-Reitoria de Ensino.

Natal Lânia Roque Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Especialização em Novas Tecnologias na Educação pela UFPB (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2012), com período sanduíche na Universidade do Porto-Portugal. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Líder do Grupo Intercisciplinar de Pesquisa e Estudo da Educação- GIPEE e do Grupo de estudo em (auto)biografia, currículo e identidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Currículos, formação, saberes, identidade, prática docente e pesquisa (auto)biográfica.

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Publicado

22/05/2020

Como Citar

PEDRONI, Sonia; ROQUE FERNANDES, Natal Lânia. A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO, CAMPUS ALCÂNTARA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e8587, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8587. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8587. Acesso em: 19 abr. 2024.

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