A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8573

Palavras-chave:

Institutos Federais, Formação docente, Atuação Docente, Revisão de literatura.

Resumo

Em 2018 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) completaram dez anos de sua criação.  Eles tiveram sua origem a partir da reestruturação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), das escolas técnicas e agrotécnicas federais e das escolas vinculadas às Universidades Federais, seu marco legal data da promulgação da lei 11.892/08. Nesse período um número significativo de professores ingressou nos IF’s, dada a expansão e a interiorização dos mesmos. Assim, esse trabalho tem como objetivos identificar, analisar e sintetizar a produção científica da área no que se refere à formação e atuação dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico, no mês de dezembro de 2018, nas seguintes fontes de referência: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, Revista Brasileira da Educação Profissional e GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, no período de 2008 a 2018. Os resultados encontrados revelam a predominância de algumas temáticas, a saber: legislação referente a formação de professores da EPT; saberes docentes; formação continuada; conteúdo de formação; atuação marcada pela inserção no mercado de trabalho; identidade em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabíula Tatiane Pires, Instituto Federal Minas Gerais

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós graduada em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto.

Referências

ARAÚJO, W. P. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no

IFNMG – campus Januária. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasil, Brasília, DF, 26 de junho de 1997.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasil, Brasília, DF, 29 de dezembro de 2008.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória, nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasil, Brasília, DF, 22 de setembro de 2016.

CASTAMAN, A.S. NOGUEIRA, C.G. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018.

CAVALCANTE, I.F. HENRIQUE, A.L.S. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1. n. 12, 2018.

COSTA, A.M.F. da. FONSECA, C.M.F. COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da Educação Profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas em uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

DA SILVA, K.K.O. QUEIROZ, K. da S. MEDEIROS, S.M.D. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

FLACH, A. Formação de Professores nos Institutos Federais: uma identidade por construir. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Florianópolis, 2015.

FONSECA, C.M.F. da. Formação e saberes docentes na Educação Profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

GOMES, S.S.W. BRASILEIRO, R.M.O. LIMA, P.R. Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.

KREUTZ, D. H. WELTER, C. B. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, SETEC, 2016.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v.32, p. 689-704, jul/set, 2011.

MALDANER, J.J. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.

MORAIS, J.K.C. HENRIQUE, A.L.S. O professor licenciado na Educação Profissional: quais saberes docentes alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.

MORAIS, J.K.C. SANTOS, M.G.M. BRANDÃO, P. A. F. O caminho dos professores na Educação Profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

MOTTA, T. C. CAVALCANTE, I. F. LEMOS, E. Polítca de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, 2018.

MOURA, D. H. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.

NASCIMENTO, E. D’A. AZEVEDO, R.O.M. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13. Brasília: MEC, SETEC, 2017.

NEGRINI, E. A.; CRUZ, M. N. da. Aproximações e distanciamentos entre o trabalho na indústria e na escola: uma análise dos sentidos da docência produzidos por professores de Educação Profissional. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Caxambu, 2008.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. In: ARANHA, A. V. S.; CUNHA, D. M.; LAUDARES, J. B. (orgs.). Diálogos sobre trabalho: perspectivas multidisciplinares. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PAIVA, S.Y. de. CORREIA, D. S. de B. BATISTA, A.C. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.

PASQUALLI, R. VIEIRA, J.A. VIEIRA, M.M.M. Formação de professora para a Educação Profissional e Tecnológica a distância da Rede Federal de educação brasileira: análises das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.9, 2015.

PENA, G. A. de C. Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na rede federal. Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte, MG, 2014.

PENA. G. A.de C. Perfil dos docentes dos Institutos Federais: estudo de caso no IFMG. Relatório final. IFMG, Ouro Preto, 2018a.

PENA. G. A.de C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018b

AUTOR. O saber docente que orienta a atuação didática de professores que ministram as disciplinas técnicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte, MG, 2015.

PREDEBON TITON, F. Formação inicial e perfil profissional docente: um estudo de caso no âmbito dos Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

RODRIGUES, M.R.S.L. FREITAS, M.C.S. Formar-se para ensinar: experiência de um Instituto Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.

SANTOS, A. P. Q. R. e S. O.. Itinerâncias Rizoéticas: saberes e formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.

SANTOS, A.P d. AZEVEDO, R.O.M. Saberes docentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – campus LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.

SHIROMA, E.O. LIMA FILHO, D.L. O trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v.32, n. 116, p. 725-743, jul/set, 2011.

SILVA, C. J.R. (org.). Institutos Federais lei 11.892. de 29/11/2008 comentários e reflexões. Natal, 2009.

SILVA JÚNIOR, G.S. GARIGLIO, J.A. Saberes da docência de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação. Vol. 19, n. 59, out-dez, 2014.

SILVEIRA, R.B.GONÇALVES, L.F. MARASCHIN, M.S. A formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.

SOUZA, A. C. R. ANDRADE, M. C. F. AGUIAR, A. F. S A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014a.

SOUZA, A.C.R. VILAS BOAS, M. VILAS BOAS, T. AGUIAR, A. Saberes pedagógicos e história das Ciências no processo formativo de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014 a.

VIEIRA, M.M.M. VIEIRA, J.A. PASQUALLI, R. Formação de Professores da Educação profissional nos Programas Especiais de Formação Pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014.

VIRGEM, L.A.M. Aprendinsi: metodologia híbrida de ensino e aprendizagem baseada em problemas/projetos e escuta ativa para formação docente em educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

Downloads

Publicado

24/09/2019

Como Citar

PIRES, Fabíula Tatiane. A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8573, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8573. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8573. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.