“Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare”: um projeto de leitura para alunos de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8170

Palavras-chave:

Leitura. Interdisciplinaridade. Shakespeare. Ensino Profissional.

Resumo

O presente artigo é resultado de trabalho interdisciplinar realizado com os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha, ao longo do ano de 2018. O projeto, intitulado Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare, teve como objetivo oportunizar o acesso e o contato com a obra literária Hamlet, do escritor inglês William Shakespeare, estimulando o desenvolvimento da compreensão leitora, da produção escrita e oral, instigando a expressão criativa, além de utilizar formas de linguagem digital. O trabalho, de caráter interdisciplinar, envolveu os componentes curriculares de História, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, indo ao encontro dos preceitos do Projeto Pedagógico do Curso e do Currículo Integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: ARTMED, 1997.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: _____. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CARBONE, Courtney. Srsly Hamlet. New York: Random House, 2015.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

HARDY-GOULD, Janet. Henry VIII and his Six Wives. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LAJOLO, Marisa. A leitura literária na escola. In: _____ Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2008. p. 11-16.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. (entrevista). In: COSTA, Marisa Vorraber. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MOLINA, Ana Heloísa. Diálogos possíveis entre o ensino de História e a Literatura Shakespereana. Revista de História Regional, Ponta Grossa(PR), v. 5(1), p. 167-185, 2000.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

RAMOS, Marise Nogueira. Currículo Integrado. s/d. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/curriculo_marisenogueira.pdf. Acesso em 09 Jan. 2019.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado, 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em 09 Jan. 2019.

SCHENKEL, Júlia Duarte. Hábitos de leitura dos alunos do ensino médio do IFRS – Campus Farroupilha. Trabalho final do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2014.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução Elvio Funck. Porto Alegre: Editora Movimento, 2016.

Downloads

Publicado

19/04/2019

Como Citar

FELTES ALVES, Karina; DE CAMPOS, Daniela. “Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare”: um projeto de leitura para alunos de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e8170, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8170. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8170. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.