TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8022

Palavras-chave:

Tecnologias educacionais, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de professores

Resumo

Este estudo se propõe a analisar a produção científica que contempla a temática da formação docente e das tecnologias educacionais na Educação Profissional e Tecnológica no período de 2010 a 2018. A pesquisa bibliográfica permitiu revelar que, na maioria dos trabalhos, depreende-se que o uso das tecnologias educacionais reivindica e está intrinsecamente relacionado com a necessária formação dos professores da Educação Profissional e Tecnológica. Trazer a discussão acerca das tecnologias educacionais para o reconhecimento de seu caráter histórico-social, tanto na formação discente quanto docente, contribui para a compreensão de que a tecnologia não é neutra, mas sim, carrega consigo intencionalidades, ao passo que, entendida desta forma, sua compreensão caminha em direção a uma formação humana integral e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, Israel Gutemberg. As novas tendências da formação de professores no contexto tecnológico. Revista Educ. Tecnol., Belo Horizonte, v.7, n.2, p.46-53, jul./dez. 2002. Disponível em < https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/45> Acesso em 04 nov. 2018

BRIGNONI, C. P; PIRES, L. L. A. A formação de professores para a educação profissional nos Institutos Federais. 7ª Semana de Licenciatura: Educação Científica e Tecnológica: Formação, Pesquisa e Carreira. IFGO. Jataí: 2010. Disponível em <http://sam.ifgoias.edu.br/jatai/semlic/seer/index.php/anais/article/view/78/trabcompleto10> Acesso em 06 nov. 2018.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CONTE, E; OURIQUE, M. L. H. Interlocuções das pesquisas em tecnologias na educação. Revista Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e168214, 2018. Disponível em <http://www.journals.usp.br/ep/article/view/144805/139049> Acesso em 06 nov. 2018.

CUNHA et al. As políticas públicas de avaliação e docência. Impactos e repercussões. In: CUNHA, M. I. (Org). Formatos avaliativos e concepção de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. - (Coleção educação contemporânea).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Priscila Cabreira de; DUARTE FILHO, Nemésio Freitas. Aprendizagem móvel: percepções quanto à utilização por docentes da educação profissional e tecnológica. Revista Educação a distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. São Cristóvão (SE) v.18. n. 2, p. 50-63 mai./ago. 2018. Disponível em <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/8568> Acesso em 01 nov. 2018.

GOMES, Ednaldo Farias. Perfil e identidade do tutor em cursos na modalidade a distância do IFAL vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil: definições e prática docente. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, nº 01 – Ano I – Agosto/2010. Disponível em <https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/Pindorama/article/view/370> Acesso em 04 nov. 2018.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KOSCIANSKI, Patrícia Vanat; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Substâncias & Cotidiano: uma proposta para o ensino de ligações químicas por meio do enfoque ciência, tecnologia e sociedade. In. Reflexões em ensino de Ciência e Tecnologia: abrindo horizontes. / Antonio Carlos Frasson ... [et al.] (org.). – Curitiba: Ed. UTFPR, 2016. Disponível em< http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2051/7/reflexoesensinodeciencia.pdf#page=87>. Acesso em 10 nov. 2018.

LEMOS, R. M; VIEIRA, V.M. O. Educação tecnológica e formação docente: saberes e práticas em foco. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.10, n. 21, p. 51-60, jan/jun. 2010. Disponível em <http://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/208/1138>. Acesso em 06 nov. 2018.

MOURA, D. H. A formação docente para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. In: BRASIL. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: INEP, 2008, p. 193-223. (Coleção Educação Superior em Debate, 8). Disponível em: <http://inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/492287>. Acesso em: 01 nov. 2018.

______. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014 - (Coleção formação pedagógica; v. 3). Disponível em <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Trabalho-e-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf>. Acesso em 25 nov. 2018.

NUNES, Vanessa Battestin; PASSOS,Marize Lyra Silva; SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro. Institucionalização da Educação a Distância no Instituto Federal do Espírito Santo. 2015. Disponível em < http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_271.pdf> Acesso em 03 nov. 2018.

OLIVEIRA, Francisco Kelsen de; ABREU, Kélvya Freitas; GOMES, Antônio Anderson da Silva. Formação profissional em Recursos Educacionais Abertos. Revista Semiárido De Visu, v. 3, n. 2, p.98-109, 2015. Disponível em <https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/revista/article/download/205/132>. Acesso em 07 nov.2018.

PACHECO, E. M.; MORIGI, V. (Org.). Ensino Técnico, Formação Profissional e Cidadania: a revolução da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Porto Alegre: Tekne, 2012.

QUARTIERO, E. M; LUNARDI, G. M. BIANCHETTI, L. Técnica e tecnologia: aspectos conceituais e implicações educacionais. In:

MOLL et al. (Orgs). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo. Desafios, tensões e possibilidades. Artmed, 2010.

SCHEIBE, Leda. Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação. Revista Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1, p. 95-109, jan./jun.2010. Disponível em < http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/download/8186/5198> Acesso em 10 nov. 2018.

SILVA, R. G; COELHO, I. M. W. S. O uso de recursos tecnológicos para o ensino de Língua Portuguesa: proposta de utilização do Software AntConc. III Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2017). Disponível em <http://mpet.ifam.edu.br/wp_seta/wp-content/uploads/2016/07/Anais_Seta-2017.pdf#page=91> Acesso em 12 nov. 2018.

SOUZA, W. S. S. S; JARDIM, S. R. A organização da docência coletiva no contexto da educação a distância: o uso das tecnologias de informação e comunicação e a ação pedagógica. Multifaces / v. 1, n. 1, abril, 2018, p. 1-14. Disponível em <http://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/99/>. Acesso em 12 nov. 2018.

TREVISOL N. P; CRESCÊNCIO, M; DOMINGUES, M. J. C. S. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um instituto federal (SC). Revista GUAL, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120-142, jan. 2016. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n1p120/31556> Acess. 06 nov. 2018.

VIANA NETO, A. A.; SARMENTO, J. N. P. WebQuest na formação continuada de professores da Educação Profissional e Tecnológica. 2018. Disponível em <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/636/431>. Acesso em 10 nov. 2018.

WEIZENMANN, Carlos Eduardo; JARDIM, Rafaela;ROCHA, Karla Marques da. Os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos do PEG. 7º Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física, 2014. Disponível em <http://fames.edu.br/jornada-academica-educacao-fisica-da-fames/anais/7a-jornada/carlos-weizenmann-recursos-tecnologicos-ufsm.pdf> Acesso em 10 nov. 2018.

Downloads

Publicado

10/09/2019

Como Citar

CAETANO, Dione Mari; DA SILVA, Flavia Heloisa; URNAUER, Simone; DE MELO, Ernani Viriato. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8022, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8022. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.