A IDENTIDADE DO PROFESSOR LICENCIADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A PAIXÃO E O ACASO

Autores

  • Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa IFRN
  • Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5867

Palavras-chave:

identidade docente, Educação Profissional, narrativa de si.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa desenvolvida na disciplina Formação de Professor para a Educação Profissional, intitulada “Licenciados, bacharéis e a formação docente para atuar na EPT: um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”. Nosso objetivo é compreender como se constitui a identidade docente de professores licenciados da educação profissional e tecnológica do ensino médio integrado à educação profissional do IFRN. As categorias de análise foram pensadas a partir das orientações de Bogdan e Biklen (1994). Para os autores, importa que as categorias emerjam da leitura do material coletado. Elegemos as três categorias mais recorrentes como aquelas que seriam abordadas neste estudo. Foram elas: percepção sobre a formação para a docência (27 ocorrências); relação prévia com a docência (16 ocorrências) e momentos-charneira (23 ocorrências). As três categorias trabalhadas aqui nos ajudam a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever os desenhos das tramas narradas. A primeira nos dá pistas sobre como cada professor relaciona sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda nos indica os caminhos traçados antes da opção pela docência; a terceira nos permite confrontar esses caminhos anteriores e os hoje percorridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALIANÇA, Priscila. De que lado mora a sua práxis? Conte sua história que eu vou lhe mostrar: o professor de Língua Inglesa entre o reacionário e o revolucionário. Anais do VI Ciclo de debates em Ciências Sociais - CESO, Seminário Internacional “Max Weber 150 Anos” e VII Colóquio Internacional de Ciências Sociais. Natal: UFRN, 2014. p. 270-281. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/0B4e5IzhXHHCbVmNFWlF0bVJyUnM/view>. Acesso em 22 abr. 2015.

ARAÚJO, Maria Madalena Mota de. Memória e formação de professores do campo: Histórias de vida de alunos da ‘Especialização em educação do campo e desenvolvimento territorial do semiárido brasileiro’ da UFRB (Turma I – 2011 – 2012). Entrelaçando: Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Bahia, v. 2, n. 6, p.101-115, 2012. Disponível em: <http://www.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/>. Acesso em: 27 mar. 2013.

SILVA, Sara; MURARO, Darcísio Natal. A busca pela formação da identidade docente: a autonomia em construção pela problematização, diálogo democracia. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2741/568. Acesso em: 10 mar. 2015.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004. 516 p.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

IFRN/Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Organização Didática do IFRN. Disponível em: <http://www.ifrn.edu.br/>. Natal/RN: IFRN, 2012.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulos, 2010.

NÓVOA, António. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica em educação: princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, Fátima; ATEM, Érica. (Org.). ALTERidade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011, p. 13-39.

PIMENTA, Selma G.; Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2007.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SALGADO, María Adelina Castañeda; ANTEZANA, Cecilia Salomé Navia. Identidades docentes: experiencias y modos de identificación en la formación. In: VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino de; PASSEGGI, Maria da Conceição (Org.). Pesquisa (auto)biográfica: Questões de ensino e formação. Curitiba: CRV, 2013. p. 27-41.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

DE MORAIS LUSTOSA, Wigna Eriony Aparecida; ALIANÇA, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva. A IDENTIDADE DO PROFESSOR LICENCIADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A PAIXÃO E O ACASO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 179–199, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5867. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5867. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.