REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA, CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA NO ENSINO DE 2º GRAU TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE A PARTIR DA LEI DECRETO 5.692/71

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3559

Palavras-chave:

Ensino Técnico Profissionalizante, Educação, Práticas Integradoras, Lei 5.692/71.

Resumo

O presente artigo realiza reflexões sobre o tipo de formação técnica, científica e humanística proposta para o Ensino de 2º Grau Técnico Profissionalizante durante os anos 1970/80 no Brasil. Tem por objetivo colocar em questão se as práticas pedagógicas do projeto de ensino tecnicista se configuravam ação integradora para a formação do homem para o mundo do trabalho e para a ciência. Para tanto, realizou-se pesquisa em referenciais bibliográficos da Educação e da Educação Profissional, bem como o estudo da legislação educacional, com destaque para a Lei Decreto nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. O estudo discute aspectos importantes como a aplicação da legislação educacional 5.692/71, o modelo de currículo e as práticas pedagógica implementadas naquela época no técnico profissionalizante.

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Biografia do Autor

Antonio Max Ferreira da Costa, IFRN

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), linha de Pesquisa Formação Docente e Práticas Pedagógicas; Professor da rede pública de ensino estadual do RN e da cidade do Natal.

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Publicado

04/04/2016

Como Citar

COSTA, Antonio Max Ferreira da; NASCIMENTO, Jose Mateus do. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA, CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA NO ENSINO DE 2º GRAU TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE A PARTIR DA LEI DECRETO 5.692/71. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 40–46, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3559. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3559. Acesso em: 26 dez. 2024.

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ARTIGOS

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