REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA, CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA NO ENSINO DE 2º GRAU TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE A PARTIR DA LEI DECRETO 5.692/71
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3559Palavras-chave:
Ensino Técnico Profissionalizante, Educação, Práticas Integradoras, Lei 5.692/71.Resumo
O presente artigo realiza reflexões sobre o tipo de formação técnica, científica e humanística proposta para o Ensino de 2º Grau Técnico Profissionalizante durante os anos 1970/80 no Brasil. Tem por objetivo colocar em questão se as práticas pedagógicas do projeto de ensino tecnicista se configuravam ação integradora para a formação do homem para o mundo do trabalho e para a ciência. Para tanto, realizou-se pesquisa em referenciais bibliográficos da Educação e da Educação Profissional, bem como o estudo da legislação educacional, com destaque para a Lei Decreto nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. O estudo discute aspectos importantes como a aplicação da legislação educacional 5.692/71, o modelo de currículo e as práticas pedagógica implementadas naquela época no técnico profissionalizante.
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