RETROSPECTIVA HISTÓRICA DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL

Francisco José Sobral

Resumo


Esse artigo tem por objetivo central tratar da questão da formação profissional agrícola. Desde o início do Século XX, o ensino agrícola
no Brasil se apresentou como meio de fixação do homem ao campo, isso ficou evidente nos ideários do “ruralismo pedagógico” ainda
na década de 1920. Mais tarde, inúmeras políticas educacionais voltadas para o meio rural tiveram esse mesmo objetivo. Com o surgi-
mento das agroindústrias no Brasil e posterior implantação de políticas voltadas à modernização do setor (Revolução Verde), inúmeras escolas agrotécnicas foram criadas com o objetivo de atender a essa demanda. O capital agroindustrial passou a requerer um profissional que, através da extensão rural, desse conta de levar a modernização aos seus agricultores, fazendo surgir o profissional Técnico em Agropecuária. No entanto, com a reestruturação do capital ocorrido à partir das décadas de 1980-90, são criadas políticas educacionais que redirecionam a lógica da formação profissional; formar para o mercado de trabalho é o objetivo central dessas políticas. Apontamos ainda os reflexos dessas políticas, principalmente para a agricultura familiar e os desdobramentos que se fizeram surgir após o Decreto 5.154/2004, que direciona a formação integral para a Rede Federal de Educação Tecnológica, objetivando uma formação emancipatória.


Palavras-chave


História ensino agrícola; educação do campo; educação profissional; modernização no campo; técnico em agropecuária

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MEC/SEMTEC. Educação média e tecnológica: fundamentos, diretrizes e linhas de ação. Brasília, 1994.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do estado no meio rural - traços de uma trajetória. In: Therrien e Damasceno (Orgs). Educação e escola no campo. Campinas, Papirus, 1993.

FONSECA, Celso S. da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro. Escola Técnica Nacional, 1961, vol.1.

LANGONI, C. As causas do crescimento econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Apec, 1974.

LEHER, Roberto. O que faz o Banco Mundial quando constrói a era do mercado? Educação como núcleo de formulação ideológica. Tese de Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo - USP, 1997.

MASSUQUETTI, A . e SILVA, L. X. O setor agrícola brasileiro no contexto do programa de ação econômica do governo (1964-6) In: Estudos do CEPE, n. 15/16 ,2002 UNISC - RS.

OLIVEIRA, Mauro. A conjugação do crédito rural à assistência técnica no Brasil: a análise da experiência do sistema brasileiro de assistência técnica e extensão rural. In: Caderno de Difusão Tecnológica, Brasília, vol.1. n. 1, p. 71-121, jan/abr 1984.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 5. ed. São Paulo, Loyola, 1987.

PAULUS, G. Do padrão moderno à agricultura alternativa: possibilidades de transição. Florianópolis UFSC, 1999. Dissertação de Mestrado.

PETEROSSI, Helena Gemignani. Formação do professor para o ensino técnico. São Paulo, Edições Loyola, 1994.

RIBEIRO, Maria Luiza. História da educação brasileira - a organização escolar. 13ª ed. Campinas, Autores Associados, 1993.

SCHULTZ, T. A transformação da agricultura tradicional. Rio de Janeiro, Zahar, 1965.

SCHULTZ, T. O capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SILVA, Maria das Graças Baracho. Da arte do ofício à especialização: um breve histórico sobre a função social do ensino técnico industrial. Tese (Mestrado). Natal. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1991.

SIMONSEN, M. Brasil 2002. Rio de Janeiro: Apec, 1969.




DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2009.2953

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

RBEPTISSN 2447-1801 (Eletrônico)

Indexação: Latindex - DOAJIresie - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - BBE – Bibliografia Brasileira de Educação – (Brasil-Cibec/Inep/MEC)  - ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences - Sistema eletrônico de editoração de revistas do IBICT - OasisBr - Portal de Periódicos CAPES/MEC - Diadorim - Sumários.org - LivRe - Catálogo de Periódicos de Livre Acesso - CrossRef -  Google Scholar - WorldCat - Airiti Library - MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals - International Institute of Organized Research (I2OR) - LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades - Publons - Citefactor - Scientific Indexing Services (SIS) 

Siga a RBEPT: