A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.10031

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Formação Humana Integral. Trabalho

Resumo

Este artigo tem como temática central a busca por uma educação profissional tecnológica além da formação mercadológica. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e utilizou-se como referencial teórico o materialismo histórico dialético. Parte-se do pressuposto que o objetivo de uma sociedade, que tenha uma perspectiva de formação omnilateral, segundo Marx, é algo para o futuro. Esse processo de transição requer o domínio dos trabalhadores sobre o conteúdo do seu próprio trabalho, onde através da práxis, atuariam na sua própria realidade transformando-a. Assim, a escola e os seus currículos são fundamentais para a emancipação da classe trabalhadora, na medida em que estejam comprometidos com projetos libertários, baseados no trabalho como princípio educativo. Para tanto, o Ensino Médio Integrado, representa um tipo de travessia para a politecnia, por caminhar buscando reconstruir a percepção de totalidade da realidade, através da formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Acioli Palmeira, Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Mestranda do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe

Área: Ensino

Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena

 

Referências

ANITELLI, Fernando. Homem de papelão. Segundo ato, 2008. Disponível em: www.youtube.com.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral: Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n.1, p. 187-205, jan. /abr. 2014. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Ciavatta_ensino_integrado_politecnia_educacao_omnilateral.pdf. Acesso em: 29 abr. 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, p. 168-194, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, set. 2011.

KUENZER, Acácia. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1153-

, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br

______. O Ensino Médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? In: Educ. Soc., Campinas , v. 31, n. 112, jul-set. 2010.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paul: Cortez, 2005.

______. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: Moll, Jaqueline e colaboradores. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-56.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.

______. O choque teórico da politecnia. Educação, Trabalho e Saúde, Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, v. 1, p. 131-152, 2003.

______. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007.

MACHADO, Lucília. Ensino Médio e técnico como currículos integrados. In: Moll, Jaqueline e colaboradores. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 80-95.

MANACORDA, Mário A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artmed, 1990.

MARX. Karl. O capital. Vol. 1. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf>

Downloads

Publicado

22/08/2020

Como Citar

PALMEIRA, Alessandra Acioli; SANTOS, Juliane Costa de França; ANDRADE, Paula Danyelle Santana de. A BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ALÉM DA FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e10031, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.10031. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10031. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.