MEMÓRIA E IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DO PLANO DE CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9454

Palavras-chave:

Memória e identidade, Ensino Médio Integrado, Curso Técnico em Administração, Plano de Curso..

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa documental que buscou investigar a memória e a identidade do Ensino Médio Integrado no Curso Técnico de Administração do Instituto Federal do Maranhão Campus Buriticupu. Com o recorte temporal de 2008 a 2018, o estudo foi baseado na análise documental dos Planos de Curso disponíveis, considerando a perspectiva teórica de documento/monumento apresentada por Le Goff. A metodologia utilizada para análise foi a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi, onde foram alcançadas as categorias prévias de concepção de educação e concepção de currículo. A partir desta análise percebemos que a identidade do curso vem sendo fortemente influenciada pelas determinações do modo de produção em vigor. Contudo, o discurso presente nos documentos vem se modificando e avançando na perspectiva de uma formação humana integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberes de Siqueira Cavalcanti, IFMA, Campus Monte Castelo

Doutorado em Educação em Ciências (UFMT/UFPA), Professor Filosofia do IFMA-Monte Castelo. Coordenador do Mestrado ProfEPT/IFMA.

Cristiani Hembecker Bonfim, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Pedagoga do IFMA, Mestranda do ProfEPT-IFMA.

Referências

AGUIAR, Isaías Neres. Buriticupu: sua história, geografia e características gerais – 42 anos de fundação e 21 anos de emancipação política. Buriticupu: Gráfica Kairós, 3ª ed. 2015.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 maio 2019.

_________. Decreto 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em:16 junh. 2019.

_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução 04, de 25 de novembro de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol0499.pdf. Acesso em: 16 junh. 2019.

_________. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução 06, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 16 junh. 2019.

________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Buriticupu. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/buriticupu/panorama. Acesso em: 17 maio 2019.

CAVALCANTI, Alberes de Siqueira. Permanências na mudança, identidades em questão: significados da docência entre formadores de professores de Educação em Ciências num modelo educacional em construção. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), REAMEC/UFMT/UFPA, Belém, 2016.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. Trabalho Necessário. v. 3, n.3, 2005. Disponível em http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6122/5087. Acesso em: 28 maio 2019.

CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola. Brasília, v.5, n.8, p.27-41, jan./jun. 2011. Disponível em www.esforce.org.br. Acesso em: 17 junho 2019.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: Edusc, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

JULIA, D. Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n°1, jan./jun. 2001, p.10-43. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/37742506.pdf . Acesso em: 30 maio 2019.

LE GOFF, J. Documento/Monumento. In: LE GOFF, J. História e Memória. 4. ed. Campinas: Unicamp, 1996. Disponível em: http://ahr.upf.br/download/TextoJacquesLeGoff2.pdf. Acesso em: 18 junho 2019.

MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. História, Memória e Educação: relações consensuais e contraditórias. Revista Histedbr On-line. Campinas, nº 67, p. 165-174, mar. 2016. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8646116/13293/. Acesso em: 26 maio 2019.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. ampl. Ijuí:Unijuí, 2016.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempo de regressão In: ARAUJO, Adilson C; SILVA, Claudio Nei N.(orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.

Disponível em https://www.ifpb.edu.br/joaopessoa/ensino/projeto-de-atualizacao-dos.../snemi.pdf. Acesso em: 28 dez. 2018.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 38ª ed. 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOUZA, Mariana Jantsch. A memória como matéria prima para uma identidade: apontamentos teóricos acerca das noções de memória e identidade. Revista Graphos, v. 16, n. 1, p.91-117, 2014. Disponível em <https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/20337> Acesso em 11 jul 2019.

Downloads

Publicado

19/04/2020

Como Citar

CAVALCANTI, Alberes de Siqueira; BONFIM, Cristiani Hembecker. MEMÓRIA E IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PESQUISA DOCUMENTAL A PARTIR DO PLANO DE CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA CAMPUS BURITICUPU. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9454, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9454. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9454. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.