REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8813Palavras-chave:
Currículo Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Desafios. Possibilidades.Resumo
O presente artigo faz um exercício de reflexão científica sobre o currículo integrado na educação profissional e tecnológica. A partir de uma revisão de literatura, dialogamos acerca de uma concepção de ensino que supere a dualidade existente na educação brasileira, decorrente de aspectos históricos e culturais. É possível compreender ao longo dessa discussão a origem, os princípios, os objetivos e as bases conceituais do currículo integrado na educação profissional e tecnológica, o que nos possibilita evidenciar alguns desafios e possibilidades para a consolidação de práticas educativas mais críticas e coerentes, e de uma reflexão sobre o currículo integrado enquanto elemento norteador da formação omnilateral e politécnica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).
CIAVATTA, Maria. A formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica: perspectiva histórica e desafios contemporâneos. Anais e Deliberações XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012 Junqueira & Marin Editores Livro 2 - p.002122 12 – I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2007.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise, (orgs). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1982.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em 16.12.2019.
RESENDE, Eduardo Pereira, et al. Programa de formação pedagógica: organização do trabalho pedagógico e integração curricular. Goiânia: IF Goiano, 2017.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de Politecnia. Apresentado durante os trabalhos do "Seminário Choque Teórico", realizadono Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, nos dias 2, 3 e 4 de dezembro de 1987. Rio de Janeiro, 1989.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.