A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8573Keywords:
Institutos Federais, Formação docente, Atuação Docente, Revisão de literatura.Abstract
Em 2018 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) completaram dez anos de sua criação. Eles tiveram sua origem a partir da reestruturação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), das escolas técnicas e agrotécnicas federais e das escolas vinculadas às Universidades Federais, seu marco legal data da promulgação da lei 11.892/08. Nesse período um número significativo de professores ingressou nos IF’s, dada a expansão e a interiorização dos mesmos. Assim, esse trabalho tem como objetivos identificar, analisar e sintetizar a produção científica da área no que se refere à formação e atuação dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico, no mês de dezembro de 2018, nas seguintes fontes de referência: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, Revista Brasileira da Educação Profissional e GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, no período de 2008 a 2018. Os resultados encontrados revelam a predominância de algumas temáticas, a saber: legislação referente a formação de professores da EPT; saberes docentes; formação continuada; conteúdo de formação; atuação marcada pela inserção no mercado de trabalho; identidade em construção.
Downloads
References
ARAÚJO, W. P. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no
IFNMG – campus Januária. Dissertação (Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2 de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Brasil, Brasília, DF, 26 de junho de 1997.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasil, Brasília, DF, 29 de dezembro de 2008.
BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória, nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasil, Brasília, DF, 22 de setembro de 2016.
CASTAMAN, A.S. NOGUEIRA, C.G. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018.
CAVALCANTE, I.F. HENRIQUE, A.L.S. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1. n. 12, 2018.
COSTA, A.M.F. da. FONSECA, C.M.F. COSTA, L. de G. M. Desvelando o percurso formativo de docentes da Educação Profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas em uma IES privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
DA SILVA, K.K.O. QUEIROZ, K. da S. MEDEIROS, S.M.D. Trabalho e trabalho docente: a percepção de docentes da área de formação geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
FLACH, A. Formação de Professores nos Institutos Federais: uma identidade por construir. In: 37ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Florianópolis, 2015.
FONSECA, C.M.F. da. Formação e saberes docentes na Educação Profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
GOMES, S.S.W. BRASILEIRO, R.M.O. LIMA, P.R. Identidade profissional e trabalho docente: o que dizem os professores dos cursos de licenciatura do IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.
KREUTZ, D. H. WELTER, C. B. Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, SETEC, 2016.
MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v.32, p. 689-704, jul/set, 2011.
MALDANER, J.J. A formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.
MORAIS, J.K.C. HENRIQUE, A.L.S. O professor licenciado na Educação Profissional: quais saberes docentes alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, SETEC, 2014.
MORAIS, J.K.C. SANTOS, M.G.M. BRANDÃO, P. A. F. O caminho dos professores na Educação Profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
MOTTA, T. C. CAVALCANTE, I. F. LEMOS, E. Polítca de extensão na perspectiva colaborativa pela formação docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, 2018.
MOURA, D. H. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, SETEC, 2008.
NASCIMENTO, E. D’A. AZEVEDO, R.O.M. Possíveis articulações entre os conceitos de tecnologia e competências na formação profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13. Brasília: MEC, SETEC, 2017.
NEGRINI, E. A.; CRUZ, M. N. da. Aproximações e distanciamentos entre o trabalho na indústria e na escola: uma análise dos sentidos da docência produzidos por professores de Educação Profissional. In: 31ª Reunião Anual da ANPEd, GT8: Formação de Professores, Caxambu, 2008.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. In: ARANHA, A. V. S.; CUNHA, D. M.; LAUDARES, J. B. (orgs.). Diálogos sobre trabalho: perspectivas multidisciplinares. Campinas, SP: Papirus, 2005.
PAIVA, S.Y. de. CORREIA, D. S. de B. BATISTA, A.C. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.12, 2017.
PASQUALLI, R. VIEIRA, J.A. VIEIRA, M.M.M. Formação de professora para a Educação Profissional e Tecnológica a distância da Rede Federal de educação brasileira: análises das produções acadêmicas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.9, 2015.
PENA, G. A. de C. Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na rede federal. Tese (Doutorado em Educação). Belo Horizonte, MG, 2014.
PENA. G. A.de C. Perfil dos docentes dos Institutos Federais: estudo de caso no IFMG. Relatório final. IFMG, Ouro Preto, 2018a.
PENA. G. A.de C. Necessidades formativas de professores dos Institutos Federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, 2018b
AUTOR. O saber docente que orienta a atuação didática de professores que ministram as disciplinas técnicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte, MG, 2015.
PREDEBON TITON, F. Formação inicial e perfil profissional docente: um estudo de caso no âmbito dos Institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
RODRIGUES, M.R.S.L. FREITAS, M.C.S. Formar-se para ensinar: experiência de um Instituto Federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.
SANTOS, A. P. Q. R. e S. O.. Itinerâncias Rizoéticas: saberes e formação docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
SANTOS, A.P d. AZEVEDO, R.O.M. Saberes docentes na Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – campus LÁBREA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.11, 2016.
SHIROMA, E.O. LIMA FILHO, D.L. O trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v.32, n. 116, p. 725-743, jul/set, 2011.
SILVA, C. J.R. (org.). Institutos Federais lei 11.892. de 29/11/2008 comentários e reflexões. Natal, 2009.
SILVA JÚNIOR, G.S. GARIGLIO, J.A. Saberes da docência de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira de Educação. Vol. 19, n. 59, out-dez, 2014.
SILVEIRA, R.B.GONÇALVES, L.F. MARASCHIN, M.S. A formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica, e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 2, n.13, 2017.
SOUZA, A. C. R. ANDRADE, M. C. F. AGUIAR, A. F. S A formação de professores para o ensino profissional no Brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014a.
SOUZA, A.C.R. VILAS BOAS, M. VILAS BOAS, T. AGUIAR, A. Saberes pedagógicos e história das Ciências no processo formativo de professores da Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014 a.
VIEIRA, M.M.M. VIEIRA, J.A. PASQUALLI, R. Formação de Professores da Educação profissional nos Programas Especiais de Formação Pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Vol. 1, n.7, 2014.
VIRGEM, L.A.M. Aprendinsi: metodologia híbrida de ensino e aprendizagem baseada em problemas/projetos e escuta ativa para formação docente em educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author in submitting the article transfers the copyright to the journal. The Brazilian Journal of Professional and Technological Education reserves the copyright to all articles published in it.


















