A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS?

Fabíula Tatiane Pires

Resumo


Em 2018 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) completaram dez anos de sua criação.  Eles tiveram sua origem a partir da reestruturação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), das escolas técnicas e agrotécnicas federais e das escolas vinculadas às Universidades Federais, seu marco legal data da promulgação da lei 11.892/08. Nesse período um número significativo de professores ingressou nos IF’s, dada a expansão e a interiorização dos mesmos. Assim, esse trabalho tem como objetivos identificar, analisar e sintetizar a produção científica da área no que se refere à formação e atuação dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto realizou-se um levantamento bibliográfico, no mês de dezembro de 2018, nas seguintes fontes de referência: Revista Brasileira de Educação, Revista Educação & Sociedade, Revista Brasileira da Educação Profissional e GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, no período de 2008 a 2018. Os resultados encontrados revelam a predominância de algumas temáticas, a saber: legislação referente a formação de professores da EPT; saberes docentes; formação continuada; conteúdo de formação; atuação marcada pela inserção no mercado de trabalho; identidade em construção.


Palavras-chave


Institutos Federais; Formação docente; Atuação Docente; Revisão de literatura.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8573

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