O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: DESAFIOS PARA INTEGRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.7948Palavras-chave:
Currículo integrado. Educação profissional técnica de nível médio. Formação integrada.Resumo
Este texto apresenta percepções discentes sobre o desenvolvimento do currículo integrado no Curso Técnico de uma instituição pública de educação profissional. Alunos, professores e o coordenador do curso informaram a parte empírica da pesquisa cujos dados foram acessados por meio de entrevista semiestruturada e notas de campo da pesquisadora. Foi possível observar que o currículo integrado ainda é um desafio uma vez que há limites no diálogo entre as áreas de conhecimento afins e, sobretudo, entre a formação geral e a formação específica. Prevalece a lógica fundante e estruturante dos currículos, apresentados como “grades” limitadas pela linearidade dos saberes a serem ensinados na escola o que engessa as possibilidades de uma ação docente integradora e desafiam uma formação integrada, politécnica.
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