História, perspectivas e contradições no Ensino Médio Integrado na rede federal de Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.7389Palavras-chave:
Educação Profissional, Integração, Ensino Médio, Rede FederalResumo
Este artigo objetiva problematizar dados referentes ao ensino integrado legitimado, atualmente, no âmbito da Lei nº 11.892/2008 que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica em território nacional. Para isso, aborda o percurso histórico da constituição da Educação Profissional no Brasil desde a Colônia, perpassando o Império, a República, até a atualidade. Em seguida, traz as diretrizes do ensino politécnico compreendido como princípio organizador do currículo numa inter-relação entre área profissional e área propedêutica. Por fim, apresenta problematizações e questões referentes ao modo como a integração no Ensino Médio vem se configurando após o Decreto n. 5.154/04 e a promulgação da Lei 11.892/08.
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