COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO IFPR - CAMPUS IRATI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5400

Palavras-chave:

IFPR, Tecnólogo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resumo

Esse artigo visa compreender como se deu a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR – Campus Irati, tendo como objetivo o fortalecimento da sua identidade e historicidade. Utilizando os modos de proceder da pesquisa qualitativa fenomenológica, nos orientamos pela interrogação “Quais argumentos sustentaram a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?”. Para isso, fomos ao encontro daqueles que participaram da decisão de abertura do curso, entrevistamos e transcrevemos essas entrevistas, passando a analisar fenomenologicamente os dados produzidos. As convergências dos ditos revelaram o fenômeno por meio de duas categorias: Características Sociopolíticas e Condições do IFPR – Campus Irati. Estas foram interpretadas, permitindo-nos compreender o fenômeno investigado.   Os resultados da pesquisa mostraram que as orientações legais em relação a infraestrutura e o corpo docente foi um fator decisivo para a abertura especificamente desse curso. Além disso, havia uma expectativa de indução do desenvolvimento local, dada as características regionais que não deixam explícito uma demanda no mercado de trabalho para a Informática.

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Biografia do Autor

Wesley Vinicius Fernandes, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Acadêmico do 5º período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR - Campus Irati.

Laynara dos Reis Santos Zontini, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Paraná (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná campus Irati.departamento: Matemáticaárea: Educação Matemática

Diego Dutra Zontini, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Matemática Aplicada pela mesma universidade (2014). No momento atua como professor adjunto do Instituto Federal do Paraná - IFPR campus Irati.departamento: Matemáticaárea: Matemática Aplicada

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

FERNANDES, Wesley Vinicius; ZONTINI, Laynara dos Reis Santos; ZONTINI, Diego Dutra. COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO IFPR - CAMPUS IRATI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 88–101, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5400. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5400. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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