COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO IFPR - CAMPUS IRATI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5400

Palavras-chave:

IFPR, Tecnólogo, Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Resumo

Esse artigo visa compreender como se deu a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR – Campus Irati, tendo como objetivo o fortalecimento da sua identidade e historicidade. Utilizando os modos de proceder da pesquisa qualitativa fenomenológica, nos orientamos pela interrogação “Quais argumentos sustentaram a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?”. Para isso, fomos ao encontro daqueles que participaram da decisão de abertura do curso, entrevistamos e transcrevemos essas entrevistas, passando a analisar fenomenologicamente os dados produzidos. As convergências dos ditos revelaram o fenômeno por meio de duas categorias: Características Sociopolíticas e Condições do IFPR – Campus Irati. Estas foram interpretadas, permitindo-nos compreender o fenômeno investigado.   Os resultados da pesquisa mostraram que as orientações legais em relação a infraestrutura e o corpo docente foi um fator decisivo para a abertura especificamente desse curso. Além disso, havia uma expectativa de indução do desenvolvimento local, dada as características regionais que não deixam explícito uma demanda no mercado de trabalho para a Informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Vinicius Fernandes, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Acadêmico do 5º período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR - Campus Irati.

Laynara dos Reis Santos Zontini, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Paraná (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professor do Instituto Federal do Paraná campus Irati.departamento: Matemáticaárea: Educação Matemática

Diego Dutra Zontini, Instituto Federal do Paraná - Campus Irati

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Matemática Aplicada pela mesma universidade (2014). No momento atua como professor adjunto do Instituto Federal do Paraná - IFPR campus Irati.departamento: Matemáticaárea: Matemática Aplicada

Referências

ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ. Histórico. Disponível em: < http://www.amcespar.com.br/pag.asp?id=69> Acesso em: 14 set. 2016.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF, 30 de dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 19 jun. 2016.

______. Lei n. 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 9 de mai. 2006. Disponível em: < http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm>. Acesso em: 19 jun. 2016.

______. Resolução CNE/CES n. 2/2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Brasília, DF, 18 de jun. 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.

______. Parecer CNE/CES n. 136/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Brasília, DF, 9 de mar. 2012. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11205-pces136-11-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 jun. 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44501-cncst-2016-3edc-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 ago. 2016.

IPARDES. Caderno estatístico do Município de Irati. Curitiba: IPARDES, 2016. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=84500&btOk=ok>. Acesso em: 14 set. 2016.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Político de Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Campus Irati, 2014.

IRATI, Prefeitura Municipal de. Plano Diretor Municipal de Irati. Irati, 2010. Disponível em: <http://www.irati.pr.gov.br/uploads/pagina/arquivos/PDM-IRATI-VOLUME-1-DEFINITIVO.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.

JUCÁ, Mario Cesar, OLIVEIRA, Paulo Jorge, SOUZA, Romildo José de. Cursos Superiores Tecnológicos: um avanço da educação superior no Brasil. In: X Colóquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. Mar del Plata. Anais...Mar del Plata: [s. n.]. 11p.

MARTINS, Talita Cristiane, SOUZA, Solange de Cassia I de, MAIA, Katy. A importância dos arranjos produtivos locais (APLs) de confecções do norte e noroeste do Paraná para o mercado de trabalho local. In: V Encontro de Economia Catarinense, 2011. Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s. n.]. 20 p.

PAULO, Rosa Monteiro, AMARAL, Carmen Lúcia Costa, SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 10 N° 3. São Paulo: 2010.

ROJAS, Jucimara, FONSECA, Regina Baruki, SOUZA, Rosana Sandri E. de. Fenomenologia e rigor na pesquisa educacional: a experiência da UFMS. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010, São Bernardo do Campo. Anais. São Bernardo do Campo: Editora SE&PQ - Co-editora UMESP, v. 1, 2010, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2016.

SILVA, Caetana Juracy Resende (Org.). Institutos Federais lei 11.892, de 29/12/2008: Comentários e Reflexões. Brasília, DF, Editora do IFRN, 2009. Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/instituicao/missao-e-visao/LEIDECRIAODOSINSTITUTOSFEDERAISDEEDUCACAOCIENCIAETECNOLOGIA.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2016.

SORGI, Fernando Antonio. Desenvolvimento econômico regional: um estudo do norte pioneiro do Paraná – Microrregião de Cornélio Procópio. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2009. Disponível em: <http://www.economia.ufpr.br/Dissertacoes%20Mestrado/156%20-%20FERNANDO%20SORGI.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016.

WEISZFLOG, Walter. Dicionário Online - Dicionários Michaelis - UOL. Editora Melhoramentos Ltda: 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 15 mai. 2016.

Downloads

Publicado

14/04/2017

Como Citar

FERNANDES, Wesley Vinicius; ZONTINI, Laynara dos Reis Santos; ZONTINI, Diego Dutra. COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO IFPR - CAMPUS IRATI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 88–101, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5400. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5400. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.