COMPREENDENDO A CONCEPÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS NO IFPR - CAMPUS IRATI
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5400Palavras-chave:
IFPR, Tecnólogo, Análise e Desenvolvimento de SistemasResumo
Esse artigo visa compreender como se deu a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPR – Campus Irati, tendo como objetivo o fortalecimento da sua identidade e historicidade. Utilizando os modos de proceder da pesquisa qualitativa fenomenológica, nos orientamos pela interrogação “Quais argumentos sustentaram a concepção do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?”. Para isso, fomos ao encontro daqueles que participaram da decisão de abertura do curso, entrevistamos e transcrevemos essas entrevistas, passando a analisar fenomenologicamente os dados produzidos. As convergências dos ditos revelaram o fenômeno por meio de duas categorias: Características Sociopolíticas e Condições do IFPR – Campus Irati. Estas foram interpretadas, permitindo-nos compreender o fenômeno investigado. Os resultados da pesquisa mostraram que as orientações legais em relação a infraestrutura e o corpo docente foi um fator decisivo para a abertura especificamente desse curso. Além disso, havia uma expectativa de indução do desenvolvimento local, dada as características regionais que não deixam explícito uma demanda no mercado de trabalho para a Informática.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRO DO PARANÁ. Histórico. Disponível em: < http://www.amcespar.com.br/pag.asp?id=69> Acesso em: 14 set. 2016.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Brasília, DF, 30 de dez. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 19 jun. 2016.
______. Lei n. 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 9 de mai. 2006. Disponível em: < http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/dec5773.htm>. Acesso em: 19 jun. 2016.
______. Resolução CNE/CES n. 2/2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Brasília, DF, 18 de jun. 2007. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2016.
______. Parecer CNE/CES n. 136/2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Brasília, DF, 9 de mar. 2012. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11205-pces136-11-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 jun. 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=44501-cncst-2016-3edc-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 19 ago. 2016.
IPARDES. Caderno estatístico do Município de Irati. Curitiba: IPARDES, 2016. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=84500&btOk=ok>. Acesso em: 14 set. 2016.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Projeto Político de Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Campus Irati, 2014.
IRATI, Prefeitura Municipal de. Plano Diretor Municipal de Irati. Irati, 2010. Disponível em: <http://www.irati.pr.gov.br/uploads/pagina/arquivos/PDM-IRATI-VOLUME-1-DEFINITIVO.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.
JUCÁ, Mario Cesar, OLIVEIRA, Paulo Jorge, SOUZA, Romildo José de. Cursos Superiores Tecnológicos: um avanço da educação superior no Brasil. In: X Colóquio Internacional de Gestión Universitaria en América del Sur, 2010. Mar del Plata. Anais...Mar del Plata: [s. n.]. 11p.
MARTINS, Talita Cristiane, SOUZA, Solange de Cassia I de, MAIA, Katy. A importância dos arranjos produtivos locais (APLs) de confecções do norte e noroeste do Paraná para o mercado de trabalho local. In: V Encontro de Economia Catarinense, 2011. Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s. n.]. 20 p.
PAULO, Rosa Monteiro, AMARAL, Carmen Lúcia Costa, SANTIAGO, Rosemary Aparecida. A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 10 N° 3. São Paulo: 2010.
ROJAS, Jucimara, FONSECA, Regina Baruki, SOUZA, Rosana Sandri E. de. Fenomenologia e rigor na pesquisa educacional: a experiência da UFMS. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2010, São Bernardo do Campo. Anais. São Bernardo do Campo: Editora SE&PQ - Co-editora UMESP, v. 1, 2010, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2016.
SILVA, Caetana Juracy Resende (Org.). Institutos Federais lei 11.892, de 29/12/2008: Comentários e Reflexões. Brasília, DF, Editora do IFRN, 2009. Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/instituicao/missao-e-visao/LEIDECRIAODOSINSTITUTOSFEDERAISDEEDUCACAOCIENCIAETECNOLOGIA.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2016.
SORGI, Fernando Antonio. Desenvolvimento econômico regional: um estudo do norte pioneiro do Paraná – Microrregião de Cornélio Procópio. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2009. Disponível em: <http://www.economia.ufpr.br/Dissertacoes%20Mestrado/156%20-%20FERNANDO%20SORGI.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016.
WEISZFLOG, Walter. Dicionário Online - Dicionários Michaelis - UOL. Editora Melhoramentos Ltda: 2009. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php>. Acesso em: 15 mai. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.