A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TECNOLÓGICO PARA O MUNDO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.4766

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Curso Superior de Tecnologia, Mundo do Trabalho

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a possibilidade da interdisciplinaridade no ensino aprendizagem dos cursos superiores de tecnologia como um mecanismo facilitador às exigências do mundo do trabalho. É apresentada uma revisão teórica a respeito do tema interdisciplinaridade e um aprofundamento das características dos seus níveis, assim como o levantamento da literatura sobre a formação profissional de nível tecnológico e os impactos da nova morfologia do mundo do trabalho e suas implicações na evolução da sociedade. Foi realizado um estudo de caso, onde a unidade de análise concentra-se na atuação dos professores e estudantes das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) e sua relação com a interdisciplinaridade Através da análise de conteúdo são interpretadas as principais características, percepções e representações dos atores envolvidos sobre os níveis de interdisciplinaridade presentes no curso superior de tecnologia. Entre os resultados deste estudo, destacam-se as vantagens da interação das disciplinas do curso como o esforço conjunto de seus professores e estudantes, assim como o impacto no processo ensino aprendizagem e suas restrições frente às exigências do mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Marcus Osório da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nível 3 da classe DI - da área de Administração do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2015); especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (1996) e mestrado (incompleto) em Ciência da Computação pela Uniderp/Ufrgs (1998). Possui graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Campo Grande (1993). Atua, desde 2011, como professor EBTT - da área de Administração, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana. Anteriormente era lotado como professor de ensino superior, desde 1997, nas Universidades Anhaguera UNIDERP - Campus I e II (1997 a 2012); e Estácio de Sá de Campo Grande (1998 a 2000); com ampla experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Administração e Ciência da Computação - Análise de Sistemas, e entre diferentes cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), Técnicos e superiores em Tecnologia, Bacharelato e pós-graduação (lato sensu).

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

SILVA, Marcus Osório da. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TECNOLÓGICO PARA O MUNDO DO TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 13–30, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.4766. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4766. Acesso em: 23 nov. 2024.

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