O curso técnico em massoterapia do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba no contexto social da Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11357Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Massoterapia. Trabalho. Institutos Federais de Educação.Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica é estruturada no conceito da escola unitária, de formação integrada e politécnica baseando-se na unidade dialética que contraria a divisão social entre trabalho manual e trabalho intelectual. A articulação entre a técnica do trabalho e a sua base científica não permite a exclusão no processo educativo e nem despreza os diversos aspectos da dimensão humana. O Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná segue a concepção de uma educação profissional politécnica em saúde, de qualidade e promove não apenas a transformação de modo individual como também sob o aspecto social, dialogando com o cenário societário atual, além de formar profissionais éticos e comprometidos a trabalhar e atuar nas necessidades voltadas ao bem estar e a saúde da população, ampliada ao processo de sociabilização das práticas de saúde.
Downloads
Referências
BERGER, R. L. F. Educação profissional no Brasil: novos rumos. Rev. Íbero Americana, Educ., n. 20, p. 87-105, maio/ago. 1999.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares. Brasília: MEC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 30 de dez. 2008.
CIAVATTA, M. A “era das diretrizes” a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Rev. Bras. Ed. V. 17.n 49, jan./abr., 2012.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: Ensino Médio integrado: Concepções e mudanças. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.)São Paulo: Cortez, p. 83 – 105, 2005.
COELHO, S L B. Repensando um Projeto de Educação Tecnológica Referenciado na Formação do cidadão-técnico: algumas reflexões para a formulação de novas propostas educativas. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, n. 2, p. 52-56, jul./dez. 1997.
DURÃES, M.N. Educação Técnica e Educação Tecnológica Múltiplos Significados no Contexto da Educação Profissional. Rev. Edu. Realidade. n (34) 3, p.150-172, set/dez. 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Reitoria. Curitiba, 2017. Disponível em <http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/institucional/>Acesso em 24 de outubro de 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Campus Curitiba. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Massoterapia. 2014. Disponível em <http://curitiba.ifpr.edu.br/cursos-tecnicos-subsequentes/massoterapia-2/>. Acesso em 01 de novembro de 2017.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Campus Londrina. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Massoterapia. 2013. Disponível em<http://londrina.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/04/PPC-T%C3%A9cnico-em-Massoterapia.pdf> Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
MACHADO, L. R. Politecnia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 1991
MANACORDA, M.A. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas: Alínea, 2010.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2015.
MOURA, D.H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração.Holos, ano 23, Vol. 2 - 2007
NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Rev. Bras. Educ., v. 12, n. 34, p.137-151, 2007.
OLIVEIRA, M. R. N. S; BURNIER, S. Perfil das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: CUNHA, D. et al. (Org.). Formação/profissionalização de professores e formação profissional
e tecnológica: fundamentos e reflexões contemporâneas. Belo Horizonte: PUC Minas, p.145-166, 2013.
OLIVEIRA, M. R. N. S. Mudanças no Mundo do Trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o ensino médio (Resolução CNE 03/98): diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação e Sociedade, Campinas, n. 70, p. 40-62, abr. 2000.
PACHECO, E. OS INSTITUTOS FEDERAIS: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. São Paulo: Ed. Moderna. 2011.
PEREIRA, I.B.; RAMOS, M.N. Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Temas em saúde collection. 120 p, 2006
PORTAL DO MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Debate. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2010-pdf/6695-dcn-paraeducacao-profissional-debate>Acesso em 06 de setembro de 2018.
PORTAL DO MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Educação Profissional: referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Área profissional: Saúde. Brasília: MEC, 2000.Disponível em: Acesso em 06 de agosto de 2018.
PORTO, C.C.B.A. A Educação da Classe trabalhadora: de Marx a Saviani. Rev. Contemporânea de Educação, vol. 10, n. 20, julho/dezembro de 2015.
RAMOS, M.N Filosofia da práxis e práticas pedagógicas de formação de trabalhadores. Rev. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p.207-218, jan./abril 2014.
RAMOS, M.N. Concepções e práticas pedagógicas nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 153-173, 2009.
RAMOS, M.N. Concepções do Ensino Médio Integrado, 2007.
<http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf> Acesso em 10 de outubro de 2017.
RODRIGUES, E.V; DENTZ, V.V; CORREIO, E.D.A. A formação em massoterapia na Educação Profissional e Tecnológica, público federal de Curitiba (ET-UFPR/IFPR): uma análise documental dos 20 anos da oferta de cursos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. vol. 1 2020.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C.et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, Vozes, 1994.
SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas SP: Autores associados, 2007. – (Coleção memória).
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Rev. Trab., Educ. e Saúde, Venâncio, v. 1, n. 1. 131 – 152, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.