O curso técnico em massoterapia do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba no contexto social da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Cibele Savi Stelmach Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba. Professor Adjunto dos Cursos Superior em Tecnologia em Massoterapia e Técnico em Massoterapia. https://orcid.org/0000-0002-7967-1071
  • Elisângela Valevein Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba. Professor Adjunto dos Cursos Superior em Tecnologia em Massoterapia e Técnico em Massoterapia. https://orcid.org/0000-0002-4284-2519

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11357

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Massoterapia. Trabalho. Institutos Federais de Educação.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica é estruturada no conceito da escola unitária, de formação integrada e politécnica baseando-se na unidade dialética que contraria a divisão social entre trabalho manual e trabalho intelectual. A articulação entre a técnica do trabalho e a sua base científica não permite a exclusão no processo educativo e nem despreza os diversos aspectos da dimensão humana. O Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná segue a concepção de uma educação profissional politécnica em saúde, de qualidade e promove não apenas a transformação de modo individual como também sob o aspecto social, dialogando com o cenário societário atual, além de formar profissionais éticos e comprometidos a trabalhar e atuar nas necessidades voltadas ao bem estar e a saúde da população, ampliada ao processo de sociabilização das práticas de saúde.

 

 

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Biografia do Autor

Cibele Savi Stelmach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba. Professor Adjunto dos Cursos Superior em Tecnologia em Massoterapia e Técnico em Massoterapia.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2019). Professor Adjunto dos Cursos  Superior de Tecnologia e Técnico em Massoterapia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba.

Elisângela Valevein Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR, Campus Curitiba. Professor Adjunto dos Cursos Superior em Tecnologia em Massoterapia e Técnico em Massoterapia.

Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. É docente no Curso Técnico em Massoterapia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

28/10/2021

Como Citar

STELMACH, Cibele Savi; RODRIGUES, Elisângela Valevein. O curso técnico em massoterapia do Instituto Federal do Paraná, campus Curitiba no contexto social da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11357, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11357. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11357. Acesso em: 26 abr. 2024.

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