O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA E O ENSINO INTEGRADOR NO IFTM – CAMPUS UBERABA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.4725

Palavras-chave:

Educação profissional. Ensino integrado. Formação do aluno.

Resumo

A recente expansão da rede federal de Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia está intimamente relacionada com a necessidade de formação profissional, científica e tecnológica dos estudantes, que têm a oportunidade de se prepararem para a vivência do mundo do trabalho, assim como para sua formação humana integral, condição essencial para o exercício da cidadania. De posse dessa informação, neste artigo, vamos discutir a missão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba (IFTM - Campus Uberaba) no contexto da educação profissional tecnológica brasileira, em especial no contexto do ensino integrador proposto no Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática integrado ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba.

Palavras-chave: Educação profissional.  Ensino integrado. Formação do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Ferreira Bianchini Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Referências

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um novo modelo em Educação Profissional: Concepção e diretrizes, 2010. Disponível em: Acesso em: 30 mai. 2018.

______. Ministério de Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Profissional de Nível Técnico, Ministério da Educação. 5ª ed. MEC-SEMTEC, Brasília, Setembro/2000.

______. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

______. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 2000.

______. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 2002.

______. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI IFTM 2009 -2013, 2009.

______. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, 2012.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (Orgs.). O ensino médio integrado. Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83- 105.

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Org.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas 2. ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007.

COSTA, Flora Maria de Athayde; GAMBOA, Silvio Ancisar Sanches. Ensino Médio em questão: formação da juventude, desafios e possibilidades nas perspectivas oficiais da educação básica. In: SCHNEIDER, Maria Clara Kanschny; AGUILAR, Luis Enrique (orgs.). Trajetórias de Educação Profissional e Tecnológica. vol I. 1ª ed. Florianópolis, 2013.

DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6. ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001.

EVANGELISTA, Eduardo; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. A integração curricular no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) – O caso do projeto integrador. In: SCHNEIDER, Maria Clara Kanschny; AGUILAR, Luis Enrique (orgs.). Trajetórias de Educação Profissional e Tecnológica. vol I. 1ª ed. Florianópolis, 2013.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o Ensino Médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Org.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da. et al. Currículo, universidade e suas interfaces com a cultura. RELEM– Revista Eletrônica Mutações, jan./jul., 2011. Disponível em: <http://www.relem.info/edicoes/ed2/eer2.pdf> Acesso em: 04. mai. 2018.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2002

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia, exercício do filosofar e prática educativa. Em Aberto. Brasília, DF. ano 9. n. 45. jan. / mar. 1990.

MACHADO, Lúcia Regina de Souza. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. p.9-24.In: MACHADO, Lúcia Regina de Souza; NEVES, M. de. A; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Trabalho e Educação. Campinas-SP: Papirus: Cedes; São Paulo: Ande; Anped, 1992.

MANFREDI. Sílvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 2. 3ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. Revista RETTA (PPGEA/UFRRJ). Ano I, n.º 1, jan-jan 2010. p. 89-110. Disponível em: <http://www.celia.na-web.net/pasta1/trabalho19.htm> Acesso em: 30 mai. 2018.

PACHECO, Eliezer (org.). Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Propostas de Diretrizes Curriculares. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – Setec / MEC. Brasília, DF & São Paulo, SP: Fundação Santillana e Moderna, 2012.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO; Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo. v. 12. n.º 34, p. 152-165, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012> Acesso em: 30 mai. 2018.

SILVA, Marianela Costa Figueiredo Rodrigues. Currículo Escolar e Redes Sociais: em busca de uma sociedade inclusiva. In: MILL, Daniel (org). Escritos sobre educação: Desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

SOUSA JÚNIOR, J. Omnilateridade. In: Pereira, i.b. e Lima, J.C.F. (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2009. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/omn.html>. Acesso em: 30 mai. 2018.

Downloads

Publicado

09/08/2019

Como Citar

BORGES, Patricia Ferreira Bianchini. O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA BRASILEIRA E O ENSINO INTEGRADOR NO IFTM – CAMPUS UBERABA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e4725, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.4725. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4725. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.