A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3553

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino profissional e tecnológico, Legislação brasileira

Resumo

Este artigo apresenta um estudo documental e bibliográfico sobre a Formação de Professores para o Ensino Profissional no Brasil. Ancorado na legislação brasileira e em literatura pertinente ao assunto num contexto histórico dos últimos 30 anos com os marcos referenciais da formação de professores para o ensino profissional que nos remete a uma visão sistêmica do processo formativo deste ensino. Perpassa-se pela reforma do ensino de primeiro e segundo graus com a Lei no 5.692, de 11/08/1971 e a formação técnico-profissional com a integração completa do ensino profissional ao sistema regular de ensino pela equivalência entre os cursos profissionalizantes e o propedêutico. Analisamos também o Decreto-Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008 sobre a criação de trinta e oito institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para promover uma educação de excelência através do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Como cerne do estudo discute-se sobre a formação de professores para o ensino profissional e tecnológico, e o que se observou na trajetória da legislação sobre o assunto, nas últimas décadas, é uma morosidade na proposição de ações efetivas para a formação deste professional.

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 3–11, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3553. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3553. Acesso em: 22 dez. 2024.

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