A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL: A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3553Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino profissional e tecnológico, Legislação brasileiraResumo
Este artigo apresenta um estudo documental e bibliográfico sobre a Formação de Professores para o Ensino Profissional no Brasil. Ancorado na legislação brasileira e em literatura pertinente ao assunto num contexto histórico dos últimos 30 anos com os marcos referenciais da formação de professores para o ensino profissional que nos remete a uma visão sistêmica do processo formativo deste ensino. Perpassa-se pela reforma do ensino de primeiro e segundo graus com a Lei no 5.692, de 11/08/1971 e a formação técnico-profissional com a integração completa do ensino profissional ao sistema regular de ensino pela equivalência entre os cursos profissionalizantes e o propedêutico. Analisamos também o Decreto-Lei no 11.892 de 29 de dezembro de 2008 sobre a criação de trinta e oito institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para promover uma educação de excelência através do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Como cerne do estudo discute-se sobre a formação de professores para o ensino profissional e tecnológico, e o que se observou na trajetória da legislação sobre o assunto, nas últimas décadas, é uma morosidade na proposição de ações efetivas para a formação deste professional.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998. ]
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAKATOS, E. M & MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. V. 1, n. 1, (jun. 2008). Brasília: MEC, SETEC, 2008. Anual. Disponível em: <http://goo.gl/bPDvi7>. Acesso em fev. 2015.
MOURA, D. H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. In HOLOS ano 23, Vol.2. Revista Eletrônica do CEFET-RN/2007.
Disponível em <http://goo.gl/DkyCLc>. Acesso em fev. 2015.
__________. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. V. 1, n. 1, (jun. 2008).
Brasília: MEC, SETEC, 2008. Disponível em: <http://goo.gl/Z1fNw1>. Acesso em fev. 2015.
MOURÃO, Arminda R. B; [et. al]. A Educação Profissional na Lei 5.692/71. In A Educação Profissional na Região Norte. Reflexões e críticas. Manaus: Edua, 2013.
NASCIMENTO e COLARES. Análise da eficiência da Lei 5.692/71 na formação dos Trabalhadores de Guarapuava sob a perspectiva de Consciência para a cidadania e qualificação para o Trabalho. Disponível em: <http://migre.me/p1itD>. Acesso em mar. 2015.
REHEM, C. M. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: SENAC, 2009.
SCHMIDT, M. A.; ORTH, M.A. Ações Políticas e Sociais da Educação Profissional: Alguns aspectos históricos. In B. Tec. Rio de Janeiro, v. 39, n. 3, set./dez.2013.
SOUZA. A. C. R. Escola de Aprendizes Artífices do Amazonas: Os caminhos de sua implantação e consolidação, em 1909-1942. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP.
_____________. Histórico do IFAM. Disponível em: <http://goo.gl/pmZ35y>. Acesso em mar. 2015.
TREVIÑOS, A. N. S. [et. al]. A agonia do (a) educador (a) sul-rio-grandense: Histórias de vida. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
VIEIRA, S. L. Desejos de reforma: legislação educacional no Brasil Império e República. Brasília: Líber Livro, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.