MOSTRA DE SABERES DA EDUCAÇÃO PROFISSONAL EM SAÚDE DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ: COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3501Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação Profissional em Saúde PúblicaResumo
A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) tem o compromisso de formação e valorização dos profissionais de saúde do Estado. Seu núcleo da educação profissional atualmente desenvolve onze cursos de formação técnica, destinado aos profissionais que já atuam nos serviços públicos. Os alunos dos cursos técnicos em saúde em execução participam da Mostra de Saberes da Educação Profissional, realizada desde 2012, envolvendo também os gestores das instituições de saúde, docentes e colaboradores da Escola. Este estudo tem como objetivo descrever essa Mostra. Seu propósito é valorizar a formação técnica no Ceará, e dar visibilidade aos processos formativos e de qualificação da força de trabalho de nível médio em saúde. Sua realização oportuniza o aprimoramento da educação profissional em saúde e o compartilhamento de processos de aprendizagem. Essa estratégia adotada pela ESP/CE possibilita a visibilidade do ensino profissional oferecido, demonstrando através dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, o conjunto determinado de saberes construído, contribuindo para o ensino profissionalizante no Ceará.Downloads
Referências
CAMPELO, A. M. M. B.; LIMA FILHO, D. L. L. Educação profissional. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F (Org.). Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009. 478p.
CEARÁ, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA. Projeto político pedagógico. Fortaleza, 2012.
COELHO, J. E. O decreto nº 2.208/97 e a reforma da educação profissional na unidade Florianópolis da escola técnica federal de Santa Catarina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7, 2013, Cuiabá. Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação. Cuiabá: CBHE, 2013. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7>. Acesso em: 25 out. 2014.
GALVÃO, E. A. A. Cenário nacional das escolas técnicas do SUS: a criação dos Cefor no Brasil. Saúde e Sociedade, v. 18, supl. 2, p. 60-63, 2009.
GALVÃO, E. A. A invisibilidade dos profissionais técnicos da saúde é real. Revista RET-SUS, ano VII, n. 61, p. 20-21, maio, 2013. Entrevista concedida a Jéssica Santos.
NASCIMENTO, M. I. M.; COLLARES, S. A. O. Análise da eficiência da Lei 5.692/71 na formação dos trabalhadores de Guarapuava sob a perspectiva de consciência para a cidadania e qualificação para o trabalho. Revista HISTEDBR [online], Campinas, n.20, p. 76 - 85, dez. 2005 - ISSN: 1676-2584.
PACHECO, E. (Org.) Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio: propostas de diretrizes curriculares nacionais. São Paulo: Moderna, 2012.
PEREIRA, I. B.; RAMOS, M. N. Educação Profissional em Saúde. Coleção Temas em Saúde. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 118p, 2006.
RAMOS, M. N. Concepções e práticas pedagógicas nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 7, suplemento, p. 153-173, 2009.
SÓRIO, R. E. R. Educação profissional em saúde no Brasil: a proposta das escolas técnicas de saúde do sistema único de saúde. In: Formação / Ministério da Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. – v. 2, n. 5, 2002. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
SÓRIO, R. E. R.; LAMARCA, I. Novos desafios das escolas técnicas de saúde do SUS. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 147-164, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.