UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA PRESENTE NO AMBIENTE DA ELETROTÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3495

Palavras-chave:

Etnomatemática, Educação Profissional, Eletrotécnica.

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa embrionária que tem como proposta apontar alguns caminhos, ainda em construção, ao identificar a matemática inerente aos mecanismos da eletrotécnica e buscar, por meio da etnomatemática, uma prática pedagógica mais dinâmica e significativa, que proporciona condições para que o educando construa relações e possa solucionar problemas do cotidiano vivenciado pelos profissionais da área elétrica. Em alguns conteúdos esta relação já pôde ser identificada, e a metodologia aplicada visou estabelecer uma relação entre fenômenos naturais observados e vividos pelo grupo de estudantes e os conteúdos teóricos e práticos do curso de eletrotécnica. Foi possível observar que após a correlação dos conceitos científicos com a vida social e cultural dos estudantes, houve uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado, que denota a percepção do conhecimento como uma produção do pensamento pela qual se apreendem e se representam as relações que constituem e estruturam a realidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edcarlos Da Silva Costa, IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

EDCARLOS DA SILVA COSTA, BRASILEIRO E NATURAL DE SÃO FELIX-BA É PÓSGRADUANDO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA[EPCT]-IFBA, INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓICA-GPET. É BACHAREL EM ENGENHARIA ELÉTRICA-FTC, ALÉM DE TECNICO EM ELETROTECNICA-CEFET-BA.

 NO CAMPO PROFISSIONAL, ATUOU COMO TÉCNICO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS NA DUPONT DO BRASIL POR QUASE UMA DÉCADA. ALÉM DE TER ATUADO TAMBÉM COMO ENGENHEIRO ELETRICISTA NAS ÁREAS DE CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÕES E LINHAS DE TRANSMISSÃO.

ATUALMENTE É PROFESSOR EFETIVO(EBTT) DO INSTITUTO FEDERAL DE ETUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA- IFBA, COMPONDO O DEPERTAMENTO DE ELETROTECNICA DO INSTITUTO. NO IFBA DESENVOLVE  PESQUISAS E ORIENTA TRABALHOS NAS ÁREAS DE  ELETROTÉCNICA/ENGENHARIA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESTUDOS E APLICAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA, AFROETNOMATEMÁTICA, CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE.

Referências

BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Semina : v.17, n. esp., p.7-17, 1996.

________.A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Scielo. 1998. Disponível em< http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08>. Acesso em: 25 Jan. 2015.

BOYLESTAD, R. Introdução à análise de circuitos. 10. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

________. O programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, Canoas, n.1, p.7-16, 2008.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 12. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GADOTTI, M. Concepção dialética da educação. São Paulo: Cortez, 1995.

GERDES, P. Etnomatemática: Reflexões sobre matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Húmus, 2007.

MARKUS, O. Circuitos elétricos: Corrente contínua e Corrente Alternada. 9. Ed. São Paulo: Érica, 2004.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

PETROCOLA, M. Física- conceitos e contextos. São Paulo: FTD, 2013. (vol. 3)

RICIERE, A.P. Arqueologia Matemática: A origem da Matemática nas civilizações antigas. São Paulo: Parma, 1991.

SANTOS, B. P. A etnomatemática e suas possibilidades pedagógicas: algumas indicações. São Paulo, 2002. Disponível em: < http://www.mat.uc.pt/~mat1287/texto/etnomatematica.htm>. Acesso em: 17 jan. 2015.

SAUL, A. M / INSTITUTO PAULO FREOIRE DE ESPAÑA. Uma prática docente inspirada no “jeito de ser docente” de Paulo Freire. Rizoma Freiriano. Disponível em < http://www.rizoma-freireano.org/index.php/uma-pratica-docente-inspirada-no-jeito-de-ser-docente-de-paulo-freire-ana-maria-saul >. Acesso em: 13 jan. 2015.

SILVA, J. C. Prefácio. In: GERDES, P. Etnomatemática: Reflexões sobre matemática e diversidade cultural. Ribeirão: Húmus, 2007.

Downloads

Publicado

04/04/2016

Como Citar

COSTA, Edcarlos Da Silva. UM OLHAR PARA A MATEMÁTICA PRESENTE NO AMBIENTE DA ELETROTÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 74–84, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3495. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3495. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.