EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: HISTÓRICO, ANÁLISE E TENDÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3477

Palavras-chave:

Educação a distância, trabalho, toyotismo.

Resumo

Este estudo tem a finalidade de analisar e discutir as possibilidades da educação a distância na educação profissional, face o caráter de desenvolvimento da educação a distância em função de cursos de qualificação para o trabalho. Perpassando pela historicidade da educação profissional, dos modos de produção capitalistas fordista e toyotista e do modelo atual de educação on-line, verifica-se que a educação a distância permite a formação de um aluno flexível, polivalente, a um custo reduzido, gerando economias de escala para as escolas, para uma indústria flexível, exigente e moderna. Ainda, haverá uma tendência de substituição do ensino presencial pelo Blended Learning, através de vídeo-aulas e objetos de aprendizagem on-line, precarizando o trabalho docente, despolitizando os estudantes, submissos ao ideário capitalista de polivalência e qualidade.

Palavras-chave: Educação a distância, trabalho, toyotismo.

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Publicado

04/04/2016

Como Citar

MACEDO, Marcus Gomes Medeiros de. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: HISTÓRICO, ANÁLISE E TENDÊNCIAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 2–8, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3477. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3477. Acesso em: 23 abr. 2024.

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