EJA-EPT e Economia Solidária

sobre a força potencial e material do encontro de dois rios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18885

Palavras-chave:

EJA-EPT, Economia Solidária, Crise do trabalho assalariado

Resumo

Este artigo discute a Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). Usando o materialismo histórico-dialético como método, vê-se que, frente à crise do trabalho assalariado, a Economia Solidária emerge como uma resposta orgânica da classe trabalhadora, podendo competir com respostas mistificadoras apresentadas pelo capital. O público da EJA-EPT é composto por mulheres e homens que demandam respostas de formação e de trabalho para suas necessidades imediatas de produzir a própria existência e que, ao mesmo tempo, apontem rumo à superação do capitalismo. Para tal, urge às instituições educativas estabelecer diálogo com as experiências, os sujeitos individuais e coletivos implicados na Economia Solidária.

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Biografia do Autor

Guilherme Brandt de Oliveira, IFRS - Campus Alvorada

Pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Trabalho-Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul

Maria Clara Bueno Fischer, doutora em Educação pela University of Nottingham. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados. Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Pesquisadora 1C Cnpq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Conhecimento.

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Publicado

29.10.2025

Como Citar

OLIVEIRA, Guilherme Brandt de; FISCHER, Maria Clara Bueno. EJA-EPT e Economia Solidária: sobre a força potencial e material do encontro de dois rios. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18885, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18885. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18885. Acesso em: 30 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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