EJA-EPT e Economia Solidária
sobre a força potencial e material do encontro de dois rios
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18885Palavras-chave:
EJA-EPT, Economia Solidária, Crise do trabalho assalariadoResumo
Este artigo discute a Economia Solidária na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT). Usando o materialismo histórico-dialético como método, vê-se que, frente à crise do trabalho assalariado, a Economia Solidária emerge como uma resposta orgânica da classe trabalhadora, podendo competir com respostas mistificadoras apresentadas pelo capital. O público da EJA-EPT é composto por mulheres e homens que demandam respostas de formação e de trabalho para suas necessidades imediatas de produzir a própria existência e que, ao mesmo tempo, apontem rumo à superação do capitalismo. Para tal, urge às instituições educativas estabelecer diálogo com as experiências, os sujeitos individuais e coletivos implicados na Economia Solidária.
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