Expectativas de Famílias e de Estudantes do Ensino Médio Integrado sobre Escolarização e Projetos de Futuro

Autores

  • Priscilla Antunes Ferreira Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18025

Palavras-chave:

Ensino Técnico Integrado, Família e escola, Teoria Histórico-Cultural, Expectativas de escolarização, Sucesso e fracasso escolar

Resumo

Essa pesquisa buscou compreender os significados e sentidos do processo de escolarização presentes nas expectativas de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio e de seus familiares. Além disso, analisou as ressonâncias dessas expectativas para o desenvolvimento do autoconceito de êxito ou fracasso escolar. Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, a investigação  examinou as percepções de sucesso e fracasso escolar, com foco nas trajetórias de escolarização dos estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em entrevistas com sete estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico e suas famílias em uma instituição pública federal de São Paulo. Os resultados indicaram que as expectativas familiares podem influenciar a internalização de significados e formação de sentidos, afetando o desempenho escolar. Expectativas positivas podem promover a autopercepção de êxito, enquanto as negativas podem levar à percepção de fracasso escolar. O estudo trouxe à tona elementos que poderão apoiar intervenções futuras por parte dos profissionais da educação, colaborando para superar a visão centrada apenas no aluno e na família, rompendo preconceitos nas relações entre escola e família.

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Biografia do Autor

Priscilla Antunes Ferreira, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Educacional pela Universidade Nove de Julho (2014) e mestrado stricto sensu em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (2021-2025). Trabalha como psicóloga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva e sociopedagógica.

Edna Martins, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Psicóloga, Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC/SP. Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, nos temas: Formação de professores, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. Membro do Neab-Unifesp. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural - LAPSIHC.

 

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Publicado

14.07.2025

Como Citar

FERREIRA, Priscilla Antunes; MARTINS, Edna. Expectativas de Famílias e de Estudantes do Ensino Médio Integrado sobre Escolarização e Projetos de Futuro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18025, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18025. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18025. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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