Expectativas de Famílias e de Estudantes do Ensino Médio Integrado sobre Escolarização e Projetos de Futuro
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18025Palavras-chave:
Ensino Técnico Integrado, Família e escola, Teoria Histórico-Cultural, Expectativas de escolarização, Sucesso e fracasso escolarResumo
Essa pesquisa buscou compreender os significados e sentidos do processo de escolarização presentes nas expectativas de estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio e de seus familiares. Além disso, analisou as ressonâncias dessas expectativas para o desenvolvimento do autoconceito de êxito ou fracasso escolar. Fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, a investigação examinou as percepções de sucesso e fracasso escolar, com foco nas trajetórias de escolarização dos estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se em entrevistas com sete estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico e suas famílias em uma instituição pública federal de São Paulo. Os resultados indicaram que as expectativas familiares podem influenciar a internalização de significados e formação de sentidos, afetando o desempenho escolar. Expectativas positivas podem promover a autopercepção de êxito, enquanto as negativas podem levar à percepção de fracasso escolar. O estudo trouxe à tona elementos que poderão apoiar intervenções futuras por parte dos profissionais da educação, colaborando para superar a visão centrada apenas no aluno e na família, rompendo preconceitos nas relações entre escola e família.
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