Inovação da Educação Tecnológica com a transformação de Dois em Duas:
ascensões imprescindíveis
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.17748Palavras-chave:
Educação Profissional., Educação Superior, Educação Tecnológica, Ensino Técnico Integrado, Universidade TecnológicaResumo
Neste estudo analisa-se a trajetória de lutas das comunidades “Cetefianas” no contexto das transformações dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica em duas Universidades Tecnológicas Federias (UTFs), sendo um no estado de Minas Gerais e o outro no estado do Rio de Janeiro. O objetivo consiste em averiguar a legitimidade e a razoabilidade dessas duas transformações. Opta-se por metodologia mista, por razões de abordagens qualitativa e quantitativa. Realizam-se análise documental e buscas na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Os resultados iluminam os caminhos das duas transformações, assinalando ganhos às sociedades que demandam cada vez mais, tanto da educação tecnológica quanto da educação profissional.
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