A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SOB O ENFOQUE DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO TAYLORISTA/FORDISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5719

Palavras-chave:

Trabalho, Educação Profissional, Organização Taylorista Fordista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca  da formação profissional  a ser empreendida em escola técnica tendo, como categoria base de análise o trabalho na sua organização taylorista fordista. Trata-se de um estudo bibliográfico e conta com o apoio teórico de diversos autores, sobressaindo-se ainda Frigotto(1984), Machado(1982), Fonseca(1961), Singer(1987). Partiu-se da análise do  trabalho no Brasil a partir do século XX, enfatizando os anos de 1940 em diante, início da industrialização no respectivo país; nesse contexto, analisa-se o papel da escola industrial e técnica em face das  exigências do capital. Conclui-se, portanto, que o papel dessa escola, ao assumir as nomenclaturas de escolas industrial e técnica, diante da organização do trabalho nos moldes da grande indústria (base técnica eletromecânica), em que a produção se dá em grande escala, decompondo-se em uma  multiplicidade de tarefas que se encomendam a diferentes trabalhadores, a formação profissional expressa pela arquitetura curricular se apresenta calcada em especialidades de diversos ramos da produção e nesse sentido intensifica-se a desqualificação do trabalhador e amplia-se o processo de especialização.

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Referências

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Publicado

15/06/2017

Como Citar

BARACHO, Maria das Graças; RAMOS, Maria da Conceição; CABRAL NETO, Antônio. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SOB O ENFOQUE DO TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO TAYLORISTA/FORDISTA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 6–15, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5719. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5719. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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