Alfabetização Científica no Novo Ensino Médio e sua Relação com a Profissionalização e o Ensino De Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16884

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Profissionalização; , Ensino Médio.

Resumo

A Educação Científica revela-se importante na medida que a Ciência e a Tecnologia avançam e influenciam diretamente a vida social e profissional das pessoas. Logo, buscamos entender as influências da Alfabetização Científica (AC) para a profissionalização de estudantes do Novo Ensino Médio (EM), em especial no ensino de Biologia. A pesquisa contou com 53 estudantes da primeira série do EM de uma escola pública da Serra Catarinense. A geração de dados se deu através de uma Sequência Didática que se baseou em três eixos estruturantes e três Indicadores da AC. A maioria dos estudantes confirmou que o ensino de Biologia pode influenciar no ingresso e/ou melhor colocação no mercado de trabalho. Os resultados mostraram que a AC desenvolve habilidades investigativas úteis para a profissionalização

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Biografia do Autor

Maria Luiza Cougo Gonçalves, ifsul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (Bagé), especialista em Educação pela Faculdade Educacional da Lapa e especialista em Docência Para A Educação Profissional E Tecnológica pelo IFSul (Campus Passo Fundo).

Camila Quevedo Oppelt, IFSul

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2021), possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Católica de Pelotas (2006). 

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Publicado

28.08.2025

Como Citar

GONÇALVES, Maria Luiza Cougo; OPPELT, Camila Quevedo. Alfabetização Científica no Novo Ensino Médio e sua Relação com a Profissionalização e o Ensino De Biologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16884, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16884. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16884. Acesso em: 11 set. 2025.

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