O Modelo de gestão nos Institutos Federais de Educação Profissional
Uma revisão sistemática da literatura (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16671Palavras-chave:
Revisão Sistemática, Educação Profissional;, Instituto Federal.Resumo
Esta temática, alinhada à tese, A Gestão educacional do IFMA no contexto da sociedade capitalista, visa construir um panorama das produções acadêmicas sobre o modelo de gestão adotado nos Institutos Federais de Educação, no período de 2012-2022. A metodologia considerou a Revisão Sistemática da Literatura, na qual se pretendeu localizar, selecionar, avaliar e analisar as evidências relevantes sobre a temática, categorizar seus objetivos e resultados, e discutir os principais achados da matriz de categorias finais. Para a interpretação dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Destacam-se, nos resultados, as três categorias finais mais frequentes nos trabalhos: gestão e regulação na educação profissional, gestão democrática e planejamento estratégico, governança pública e inovação.
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