A importância da compreensão da categoria trabalho para os profissionais que atuam na educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16609

Palavras-chave:

TRABALHO, Educação profissional, , Ensino médio integrado.

Resumo

Este artigo discute as noções, conceitos e fundamentos relacionados à categoria trabalho na sociedade capitalista, com o intuito de fornecer uma contribuição para a prática pedagógica dos profissionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), especialmente aqueles que atuam no Ensino Médio Integrado ( EMI). O estudo, sustentado em pesquisa bibliográfica, busca estimular uma reflexão sobre a evolução do trabalho no contexto capitalista e sua relevância na formação social. Inicialmente, aborda-se o trabalho como uma atividade criativa essencial para a humanização do ser humano, destacando como essa prática transforma o indivíduo de um ser meramente biológico em um ser social, em um processo de interação contínua com a natureza. Posteriormente, analisa-se de que forma o capitalismo altera essa atividade criativa, resultando em um processo de alienação em que o produto do trabalho adquire primazia sobre o próprio trabalhador, invertendo a lógica de sujeito e objeto. A conclusão aponta que a compreensão dessas contradições é vital para os profissionais da EPTNM, pois permite uma análise crítica dos objetivos e desafios da EMI. Entender essas nuances é fundamental para o alinhamento das práticas pedagógicas com o princípio educativo do EMI, que é estruturado sobre a categoria trabalho, valorizando a formação integral e a emancipação dos estudantes frente às condições impostas pelo capitalismo.

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Biografia do Autor

Julio Cezar Garcia , Instituto Federal Goiano - Campus Trindade

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG)/Campus Catalão (1991/1994)
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) (2010/2012)
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) -Goiás) (2014/2017)
Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. (IF Goiano)
Atualmente é Diretor-Geral do IF Goiano/Campus Trindade.

Denise Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás,Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela UFG. Professora Associada da UFG. Goiânia, GO, Brasil.

Lúcia Helena Ríncon Afonso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação (1974) e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1981), e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2002). Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Integrante do PPGE/PUC Goiás, na linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ, Políticas Educacionais e Gestão Escolar (Site: htpp://gppege.org.br) e da Rede de Pesquisa registrada na FAPEG, Estado, Instituições e Políticas Educacionais. Desenvolver o projeto OBSERVATÓRIO SÉCULO XXI ? Professor@s formados na PUC Goiás em tempos de produção flexível e sociedade midiática: Configurações de Gênero e Representações Profissionais.Tem experiência na área de História, com ênfase em Direitos da Mulher, participando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, mulher , gênero, políticas públicas e formação de professores. Foi membro da Comissão da Verdade da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/CONTEE, é Membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a União Brasileira de Mulheres. Atualmente é Diretora de Comunicação da Associação dos Professores da Universidade Católica de Goiás, membro da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres.

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Publicado

28.08.2025

Como Citar

GARCIA , Julio Cezar; ARAÚJO, Denise Silva; AFONSO, Lúcia Helena Ríncon. A importância da compreensão da categoria trabalho para os profissionais que atuam na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16609, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16609. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16609. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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