A importância da compreensão da categoria trabalho para os profissionais que atuam na educação profissional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16609Palavras-chave:
TRABALHO, Educação profissional, , Ensino médio integrado.Resumo
Este artigo discute as noções, conceitos e fundamentos relacionados à categoria trabalho na sociedade capitalista, com o intuito de fornecer uma contribuição para a prática pedagógica dos profissionais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), especialmente aqueles que atuam no Ensino Médio Integrado ( EMI). O estudo, sustentado em pesquisa bibliográfica, busca estimular uma reflexão sobre a evolução do trabalho no contexto capitalista e sua relevância na formação social. Inicialmente, aborda-se o trabalho como uma atividade criativa essencial para a humanização do ser humano, destacando como essa prática transforma o indivíduo de um ser meramente biológico em um ser social, em um processo de interação contínua com a natureza. Posteriormente, analisa-se de que forma o capitalismo altera essa atividade criativa, resultando em um processo de alienação em que o produto do trabalho adquire primazia sobre o próprio trabalhador, invertendo a lógica de sujeito e objeto. A conclusão aponta que a compreensão dessas contradições é vital para os profissionais da EPTNM, pois permite uma análise crítica dos objetivos e desafios da EMI. Entender essas nuances é fundamental para o alinhamento das práticas pedagógicas com o princípio educativo do EMI, que é estruturado sobre a categoria trabalho, valorizando a formação integral e a emancipação dos estudantes frente às condições impostas pelo capitalismo.
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