Estrutura de dependência espacial da eficiência relativa em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16470Palavras-chave:
Desempenho, Instituições de ensino, Recursos públicos, GeoestatísticaResumo
Considerando o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) brasileiros, essa pesquisa tem como objetivo verificar a relação entre a dependência espacial e os níveis de eficiência relativa da gestão de recursos públicos financeiros em relação a essas instituições de ensino. Por meio de uma análise geoestatística, constatou-se que de modo geral, o plano de expansão dos IFETs, iniciado em 2005 cumpriu seu objetivo. A pesquisa aponta que a Região Norte do país possui o melhor escore de eficiência relativa considerando os indicadores utilizados nesse trabalho, seguida pela região Centro Oeste. Partindo dessa premissa, observa-se que a proposta de interiorização da educação profissional foi alcançada, ainda que hajam grandes desafios em equilibrar o desempenho destas instituições.
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