Uso de Jogos e Gamificação em Cursos de EPT durante o Ensino Remoto Emergencial :
uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16297Palavras-chave:
Atividades Gamificadas, Aulas remotas, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura, com o objetivo de verificar uso de jogos e gamificação no contexto do ensino remoto em cursos da EPT, bem como suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que a utilização dos jogos e da Gamificação têm sido bem aceitas por estudantes e professores e contribuiu para despertar o interesse e a motivação, facilitando a aprendizagem. No entanto, evidenciou-se que tanto os jogos quanto a gamificação precisam ser bem planejados e bem executados a fim de alcançar seus objetivos pedagógicos. Evidenciou-se também que essa estratégia metodológica permite trabalhar tanto conteúdos de disciplinas básicas quanto técnicas, demonstrando grande potencial para EPT.
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