A constituição do ensino de Física como campo científico na e para a Educação Profissional
debates e inter-relações
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16023Palavras-chave:
Campo científico, Ensino de Física, Educação Profissional, Revisão Sistemática de LiteraturaResumo
Este artigo visa compreender como o ensino de Física na e para a Educação Profissional constitui-se como um campo científico, em suas múltiplas inter-relações. A abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, dá base para a revisão sistemática de literatura feita no catálogo de teses e dissertações da CAPES, cujo material foi tratado por meio da análise textual discursiva, comunicada em metatextos. Os resultados apontam para os caminhos que são percorridos pelos alunos diante de desafios, lacunas e fragilidades na promoção da alfabetização científica, bem como evidencia que a prática de professores pode ser garantida por meio do pluralismo metodológico. Portanto, esse campo científico na Educação Profissional mobiliza uma concepção que o influenciam em sua construção epistemológica.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2004.
CAETANO, Ana Paula. Mudança e formação de professores. In: NÓVOA, António (Org.). Currículo, situações educativas e formação de professores: estudos em homenagem a Albano Estrela, p.227-251. Lisboa: Educa, 2004
CARVALHO, Elize Farias de. Metodologia de Projetos na Educação Profissional. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal do Amazonas, 2018.
CARVALHO, Antônio de Pádua Diniz. Radiografia Industrial: um caminho para reformular o currículo do curso de construção naval integrado ao ensino médio. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza), Universidade Federal Fluminense, 2019.
CATANI, Afrânio Mendes. As possibilidades analíticas da noção de campo social. Revista Educação e Sociedade, v. 32, n. 114, p. 189-202, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LqyGHhYg69RCRnfJy5pXdsB/?lang=pt&format=pdf. Acesso: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000100012
CORREA, Ana Lucia Lopes. Objetivos CTS no ensino da educação profissional de nível médio do CEFET – MG. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências), Universidade Cruzeiro do Sul, 2014.
COSTA, Hytalo Magno Coelho. Aprendizagem significativa no ensino de física: metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, 2021.
DESLAURIERS, Jean-Pierre. Recherche qualitative: guide pratique. McGraw-Hill, 1991.
EVALD, Tieli Coelho. Experimentação em circuitos elétricos como uma prática metodológica de ensino. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, 2021.
GALVÃO, Idmaura Calderaro Martins. O pluralismo metodológico no ensino de Física e o aprimoramento da argumentação científica dos alunos. 182f. Dissertação (Mestrado em Ciências), Universidade de São Paulo, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LATOSINSKI, Elder da Silveira. Uma proposta inovadora para o ensino de temas estruturantes de física a partir de conceitos de eletrodinâmica. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
LABURÚ, Carlos Eduardo; ARRUDA, Sérgio de Mello; NARDI, Roberto Nardi. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PSPp8GDNBD4XwVWnZx3MPqz/?lang=pt#. Acesso: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007
LIMA, Mercio Nascimento de. Compreensão do conceito de momento de uma força: aplicação no cálculo de estruturas na educação profissional de jovens e adultos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade de Brasília, 2022.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demetrio. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1-17, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10055. Acesso: 13 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2011.
MORAN, José M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, Marco Antônio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, v. 94, p. 73-80, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/3JTLwqQNsfWPqr6hjzyLQzs/?format=pdf. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11
MUNHOZ, Kaenara Gomes; BUENO, Berenice Soares. Uso de maquetes no ensino de física: uma experiência metodológica eficiente na construção de aprendizagens significativas. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 2 (15. ed.), p. 301-310, 2015. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9624. Acesso: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9624
OKOLI, Chitu. A guide to conducting a standalone systematic literature review. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, n. 43, p. 879-910, nov. 2015. Disponível em: http://aisel.aisnet.org/cais/vol37/iss1/43/. Acesso em: 15 jul. 2023.
OLIVEIRA, Ana Maria Silva. As redes sociais e a popularização da ciência: uma metodologia para o ensino de física no curso técnico em cozinha (PROEJA). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, 2021.
PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297. Acesso: 14 jul. 2023.
PONCIANO-FILHO, Ivan Targino. O ensino da hidrostática à luz da teoria dos campos conceituais e no contexto da educação profissional e tecnológica. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, 2020.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário sobre Ensino Médio. Belém. Secretaria de Educação do Pará. 2008. Anais [...]. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso: 13 jul. 2023.
RANGEL, Saulus Yuri Milli. Uma proposta de sequência didática contextualizada na educação profissional em eletrotécnica para o ensino dos processos de transformação de energia e eficiência energética. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade Federal do Espírito Santo, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
SÉRÉ, Marie-Geneviève; COELHO, Suzana Maria; NUNES, António Dias. O papel da experimentação no ensino da física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 1, p. 30-42, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6560. Acesso: 13 jul. 2023.
SIMÕES, Carlos Artexes. Juventude e Educação Técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores da Escola Estadual Prof. Horácio Macedo/CEFET-RJ. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal Fluminense, 2007.
SOUSA, Luísa Helena Silva de. Tecnologias inclusivas adaptadas ao ensino de física: um estudo de caso aplicado à educação profissional. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), Universidade Federal do Oeste do Pará, 2020. DOI: https://doi.org/10.46898/rfbe.9786558890256
SOUZA, D. A.; PENIDO, M. C. M. A física no ensino médio técnico integrado em edificações no Instituto Federal da Bahia: uma análise a partir do projeto pedagógico do curso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8994, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8994. Acesso em: 15 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8994
UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel: Implicações para planejadores e gestores de políticas. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770. Acesso em: 13 de jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.