Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de um programa de mestrado
uma análise comparativa entre ingressantes durante e após a pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15836Palavras-chave:
Estilo de Vida, Mestrandos, PROFEPT, Covid-19Resumo
O artigo em questão trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa e qualitativa, adotando uma abordagem comparativa. O objetivo foi comparar o perfil de estilo de vida da coorte que ingressou durante a pandemia de coronavírus com a coorte que se inscreveu na primeira turma pós pandemia. Os resultados indicam uma confirmação de estudos anteriores realizados sob o mesmo enfoque, destacando uma diminuição das atividades físicas durante a pandemia e uma melhora posterior no cenário pós-pandemia. Em relação às mudanças alimentares, observou-se piora na qualidade da alimentação durante o período de isolamento social, causado pela pandemia. O artigo sustenta parcialmente a hipótese de que houve piora dos hábitos de vida durante a pandemia na amostra estudada, destacando-se resultados negativos nas dimensões Nutrição, Atividade Física e Relacionamento Social.
Downloads
Referências
ALVES, A. M. et al. Alterações no estilo de vida de nutricionistas decorrentes do isolamento social durante a pandemia. Bionorte, v. 11, n. 2, p. 245-254, 2022. Disponível em: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/232. Acesso em: 12 nov. 2023.
ARETIO, L.G. COVID-19 y educación a distancia digital: preconfinamiento, confinamiento y posconfinamiento. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 24, n. 1, p. 9-32, 2021.Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/28080. Acesso em: 18 de jul. 2023.
BARRETO, A.C.F; ROCHA, D.S. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista encantar, v. 2, p. 01-11, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 21 set. 2022.
BATISTELLA, C.E.C. et al. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: FONSECA, A.F.; CORBO, A.M.D. (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. (Coleção Educação Profissional e Docência em saúde: a formação e o trabalho do agente comunitário de saúde, 1). p. 51-86. Disponível em:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39204. Acesso em: 19 set. 2022.
BRAGA, L.H.R. et al. Fatores associados à piora no estilo de vida durante a pandemia de COVID-19 na população brasileira de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e identidades relacionadas: estudo transversal. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 31, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/pb9FJP4DByzFkgSJVg5kdRv/. Acesso em: 20 set. 2022.
BRASIL, Ministério da Saúde. Banco de dados do Sistema Único de Saúde-DATASUS. Disponível em: http://www.datasus.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2023.
BEZERRA, A.C.V. et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. suppl 1, p. 2411-2421, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9g4hLHkSSW35gYsSpggz6rn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2023.
CAMACHO, A.C.L. F.; JOAQUIM, F. L.; MENEZES, H. F. de; SANT’ ANNA, R. M. Tutoring in distance education in times of COVID-19: relevant guidelines. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e30953151, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3151. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3151. Acesso em: 21 set. 2022.
CASTAMAN, A.S.; RODRIGUES, R.A. Educação a Distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e180963699-e180963699, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3699. Acesso em: 20 set. 2022.
CAVALCANTE DE MORAIS, J. K.; H., A. L. S. . A produção do conhecimento na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica acerca das práticas pedagógicas no EMIEPT . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15251, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15251. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15251. Acesso em: 19 jul. 2023.
CROCHEMORE-SILVA, I. et al. Prática de atividade física em meio à pandemia da COVID-19: estudo de base populacional em cidade do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4249-4258, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/VgMDpDhJLhhVKGq5CJLqJGR/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2023.
CAVALCANTI, C. Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas. 1ª edição 2022. Saraiva Educação SA, 2022.
DA SILVA FERREIRA, M. et al. Ponto de vista dos profissionais de Educação Física sobre o uso da máscara facial durante o exercício físico na pandemia da COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14459. Acesso e: 21 de jun. 2023.
DE ALMEIDA, A. N. P. FORMAÇÃO PARA A VIDA: A IMPORTÂNCIA DA NOVA UNIDADE CURRICULAR PROJETO DE VIDA PARA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA ESCOLA. Estratégias para o bem-estar e felicidade na escola. Volume 1, 2023.
DE OLIVEIRA, V. V. et al. Impactos do isolamento social na prática de exercícios físicos durante a pandemia por coronavírus. Gep News, v. 5, n. 1, p. 95-98, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12873. Acesso em: 19 set. 2022.
FERRARI, T. K. et al. Estilo de vida saudável em São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 1, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00188015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/qhLsBCYzvx8QqXnGSj7ZDVj/?lang=pt#:~:text=A%20maior%20preval%C3%AAncia%20de%20estilo,do%20Munic%C3%ADpio%20de%20S%C3%A3o%20Paulo. Acesso em: 23 set. 2022.
FREITAS, R. F. et al. Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão, ansiedade e estresse em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 283-292, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/8DKtKHH8xFrMjSjTr7X93Lt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2023.
GRELLET, F. Witzel suspende transporte por ônibus e avião para o Rio. Uol, São Paulo, Coronavírus. 19.03.2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/03/19/witzel-suspende-transporte-por-onibus-e-aviao-para-o-rio.htm. Acesso em: 21 set 2022.
HOLANDA, G.I.S. O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA SALA DE AULA INVERTIDA: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SUPORTE E MANUTENÇÃO EM INFORMÁTICA NO IFG/JATAÍ. 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/xmlui/handle/177683/2602. Acesso em: 20 jul. 2023.
JHU CSSE COVID-19. Repositório de dados COVID-19 do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas (CSSE) da Universidade Johns Hopkins. Disponível em: https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19. Acesso em: 21 set. 2022.
LAMA, G. Do bem estar à alta performance: como alcançar e manter uma alta performance profissional com base em uma perspectiva multidimensional do bem-estar. Literare Books, 2022.
LIMA, A. A. et al. Alterações psicológicas durante o isolamento social na pandemia de covid-19: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, v. 2, p. 754-762, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4979/497965721011/497965721011.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
LIMA, R.C. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 30, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/nyq3wrt8qpWFsSNpbgYXLWG/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2022.
MALTA, D.C. et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, 2020a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/VkvxmKYhw9djmrNBzHsvxrx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 set. de 2022.
MALTA, D.C. et al. Doenças crônicas não transmissíveis e mudanças nos estilos de vida durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 24, 2021a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/rhTGSqRDbs94Wh8CmjggYTb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 set 2022.
MALTA, D.C. et al. Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de Covid-19. Saúde em debate, v. 44, p. 177-190, 2021b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/8YsdKcVzwf3yYVZqWMnbnXs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 set 2022.
MARTINS, J.M.S.; FERREIRA, E.A.L.; VALETE, C.O.S. Life style and quality of sleep in medical students of a public university, during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional study Estilo de vida e qualidade do sono de estudantes de medicina em uma universidade. Rev Med (São Paulo), v. 101, n. 2, p. 193941, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/193941. Acesso em: 19 set 2022.
MARTINS, M. I. C.; OLIVEIRA, S. S.; ANDRADE, E. T.; STRAUZZ, M. C.; CASTRO, L. C. F.; AZAMBUJA, A. A política de atenção à saúde do servidor público federal no Brasil: atores, trajetórias e desafios. Ciência & Saúde, Coletiva 2017. Disponível em: https://bityli.com/JaJeQK. Acesso em: 18 jul. 2023.
NAHAS, M.V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Markus Vinicius Nahas. – 7. ed. – Florianópolis, Ed. do Autor, 2017.
NAHAS, M.V.; DE BARROS, M. V. G; FRANCALACCI, V. O pentáculo do bem-estar-base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 2, p. 48-59, 2000. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1002. Acesso em: 19 set. 2022.
OLIVEIRA, J. M. et al. Análise das relações entre bem-estar no trabalho, estresse e coping entre professores durante a pandemia de Covid-19. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33295. Acesso em: 14 jan. 2023.
ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE (OPAS). OMS declara fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional referente à COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/5-5-2023-oms-declara-fim-da-emergencia-saude-publica-importancia-internacional-referente. Acesso em: 21 jul. 2023.
ORMOND, N. .; SANTOS, R. .; FERREIRA, E. W. .; MELLO, G. .; SANTOS, V. Absenteísmo - doença: levantamento de estudos sobre perfil de adoecimento em um programa de mestrado profissional - PROFEPT. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, [S. l.], v. 18, n. 38, 2021. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/5359. Acesso em: 19 jul. 2023.
ORNELL, FELIPE et al. Pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégias. Debates em Psiquiatria, v. 10, n. 2, p. 12-16, 2020. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/35. Acesso em: 10 jan. 2023.
PEÇANHA, T. et al. O isolamento social durante a pandemia de COVID-19 pode aumentar a inatividade física e a carga global de doenças cardiovasculares. American Journal of Physiology-Heart and Circulatory Physiology, 2020. Disponível em: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/ajpheart.00268.2020?rfr_dat=cr_pub++0pubmed&url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&. Acesso em: 22 set. 2022.
PROFEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Regulamento Geral. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/2020_REGULAMENTO_GERAL_ProfEPT.pdf. Acesso em 17 de jan. 2023.
PROFEPT – Polo Blumenau. Instituto Federal Catarinense, 2022a. Informações sobre o Programa de Mestrado PROFEPT. Disponível em: https://PROFEPT.ifc.edu.br/. Acesso em: 19 set. 2022.
PROFEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Polo Blumenau. Instituto Federal Catarinense, 2022b. Edital de ingresso PROFEPT. Disponível em: https://PROFEPT.ifes.edu.br/images/stories/PROFEPT/Turma2020/2020_EditalENA_Vers%C3%A3o_1812.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
PROFEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Polo Espírito Santo, 2022. COMUNICADO ENA 01/2021. Publicação online. 2021. Disponível em:
https://PROFEPT.ifes.edu.br/noticias/16443-comunicado0121. Acesso em: 19 set. 2022.
RODGERS, R. F. al.The impact of the COVID‐19 pandemic on eating disorder risk and symptoms. International Journal of Eating Disorders, v.53, n.7, p.1166-1170, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/eat.23318. Acesso em: 18 jan. 2023.
RODRÍGUEZ-PÉREZ, C. al.Changes in Dietary Behaviours during the COVID-19 Outbreak Confinement in the Spanish COVIDiet Study. Nutrients, v.12, n.6, p.1730, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2072-6643/12/6/1730. Acesso em: 15 jan. 2023.
SALLIS, J. F. et al. Uma agenda internacional de pesquisa em atividade física e saúde pública para informar as políticas e práticas da doença de coronavírus 2019. Revista de Ciências do Esporte e da Saúde, v. 9, n. 4, pág. 328, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7243764/. Acesso em: 23 set. 2022.
TESTA, S.; VIEIRA, SV; C NDIDO, FP; BOTH, J. Saúde e estilo de vida de professores considerando o nível de atividade física no lazer durante a pandemia de COVID-19. SciELO Preprints, 2021. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.2459. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2459. Acesso em: 20 set. 2022.
TORRES, A.C.M. et al. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. SciELO Preprints, 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640. Acesso em: 20 set. 2022.
TRT. Coronavírus última situação (Covid-19). Disponível em: https://www.trt.net.tr/portuguese/covid19. Acesso em: 19 de Jul. 2023.
VIANA, V. N. et al. Educação Física e a Biodiversidade: uma breve revisão bibliográfica. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e47111335037-e47111335037, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Valderi-Viana/publication/347527039_VALORES_E_ATITUDES/links/60c39da2299bf1949f4e54d9/VALORES-E-ATITUDES.pdf. Acesso em: 21 jul. 2023.
VIEIRA, K. M. et al. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em Foco, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147/574. Acesso em: 05 jan. 2023.
WENCZENOVICZ, T.J. Ensino a distância, dificuldades presenciais: perspectivas em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, p. 1750-1768, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13761. Acesso em: 22 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.