Flexibilização no ensino médio e formação profissional dos jovens pobres
uma análise programa Mediotec
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15796Palavras-chave:
Reforma da Educação, ensino médio, Conteúdos Curriculares, MedioTecResumo
Este texto se propõe explicitar que o governo Temer produziu uma reforma no ensino médio que promoveu uma regressividade na formação da juventude trabalhadora e, através do Programa MedioTec, instaurou uma perspectiva assistencialista na educação profissional brasileira de nível médio. Para o alcance desse objetivo, dialoga com a literatura que se debruçou mais especificamente sobre a crítica à falsa flexibilização presente na reforma, bem como analisa os documentos e ações promovidos pelo governo federal, referentes à reforma e ao Programa MedioTec, considerados neste artigo a estratégia utilizada pelo governo federal de antecipar-se na implementação do seu projeto de massificação da oferta de educação profissional para os jovens do ensino médio das escolas públicas brasileiras.
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