Formação e inserção no mercado de trabalho a partir da compreensão dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15772

Palavras-chave:

Educação Profissional de Nível Médio

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a inserção profissional no mercado de trabalho dos egres-sos de cursos técnicos de nível médio no Estado de Minas Gerais. Na primeira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário eletrônico, semi-estruturado, com 20 egres-sos, de 5 cidades distintas. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadas entrevistas, semi-estruturadas, por vide-ochamada, com 8 egressos, de 3 cidades distintas. Am-bos, egressos, desta pesquisa são concluintes de cursos presenciais da EPTNM do estado de Minas Gerais, entre os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada neste estudo é de abordagem qualitativa, de caráter explorató-rio, a partir das pesquisas bibliográfica, documental e de dados estatísticos. Para o tratamento e a interpretação dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo. A problemática levantada na pesquisa foi: um ensino técnico – atrelado aos dados estatísticos do INEP e em conjunto com pesquisas qualitativas que analisam a formação e a inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio – pode contribuir de que forma para a me-lhoria da formação técnica e do acesso dos jovens ao mercado de trabalho? Os resultados apresentados nesta pesquisa revelam o que o ensino técnico, atrelados a po-líticas públicas que promovam a equidade, a uma forma-ção integral emancipatória, possa de fato, possibilitar uma maior inserção ao mercado de trabalho dos futuros egres-sos de nível técnico. No entanto, ressalta, que a limitações a ser superada, uma delas é que os estudantes técnicos de nível médio, no seu processo de formação possam su-perar essa dicotomia, não apenas associando a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condi-ções existentes a oportunidade de trabalho digno, que muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolari-dade.

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Biografia do Autor

Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Adriana Maria Tonini é professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutora em Educação.

Erick Fonseca Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Erick Fonseca Boaventura é professor da área de Controle e Processos Industriais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Sabará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Engenheiro de Produção.

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Publicado

02/09/2024

Como Citar

RAFAEL ANTUNES, João Batista; MARIA TONINI, Adriana; BOAVENTURA, Erick Fonseca. Formação e inserção no mercado de trabalho a partir da compreensão dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15772, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15772. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15772. Acesso em: 2 dez. 2024.

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