Plataforma tecnológica para apoio à gestão de egressos de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15503Palavras-chave:
Plataforma, Acompanhamento, Egressos, Stricto, SensuResumo
Este artigo descreve uma plataforma tecnológica desenvolvida para o acompanhamento de egressos da pós-graduação stricto sensu, visando apoiar as atividades de gestão deste nível de ensino nas instituições de ensino superior (IES). As estratégias metodológicas adotadas foram abordagem quali-quantitativa composta pela revisão sistemática de trabalhos correlatos e análise dos portais de egressos para identificar como as IES brasileiras realizam o relacionamento com seus egressos. A ferramenta pode ser utilizada por todas as IES mediante ajustes do software às tecnologias da informação de cada universidade. As funcionalidades da plataforma viabilizam a extração de informações diretamente do sistema acadêmico das instituições e dos Currículos Lattes sem a necessidade de acessar o site do CNPq.
Downloads
Referências
ANDRADE, Erika Lemes de; BARBOSA, Nelson Bezerra. Políticas públicas de Educação Profissional e a inserção de egressos no mercado de trabalho. Trabalho e Educação, v. 26, n. 2, p. 171-187, 2017.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a auto avaliação e o planejamento institucionais. Educar em revista, p. 203-220, 2014.
BRASIL. CAPES. Proposta de revisão da ficha utilizada para a avaliação dos programas de pós-graduação, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ 10062019-fichaavaliacao-pdf. Acesso em: 05 dez. 2020.
BRASIL. CNPq. Extração de Dados da Plataforma LATTES – PoSIC, 2023. Disponível em: <http://memoria.cnpq.br/documents/313759/dad0813b-6eb1-45b5-9084-fdbd3f6c78cc>. Acesso em: 12 de jun. 2023.
BRASIL. INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/instrumentos. Acesso em: 22 abr. 2020.
BRASIL. MEC. Portaria n.646 de 14 de maio 1997. Brasília, DF: [s.n.], 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PMEC646_97.pdf>. Acesso em: 22 mai. 2020.
CABRAL, Thiago; SILVA. Fernanda PACHECO, Andressa. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 9, n. 3, p. 157–173, 2016.
CARNEIRO, E. S.; CYPRIANO, C. A. de C.; SOUZA, S. P. de; DINIZ, M. V. C. A efetividade do acompanhamento de egressos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado da Bahia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12900, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12900. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12900. Acesso em: 23 jun. 2023.
CENTER FOR WORLD UNIVERSITY RANKING (CWUR). World University Rankings. United Arab Emirates: CWUR, 2020. Disponível em: <https://cwur.org/2018-19/brazil.php>. Acesso em: 09 jun. 2020.
DA SILVA, José Marcos; BEZERRA, Roque Oliveira. Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 1-15, 2015.
DE ALMEIDA, Camila Gusmão; SOCCI, Vera. Inserção profissional e carreira de formandos e egressos brasileiros: revisão da literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 18, n. 1, p. 81-92, 2017.
DE SOUZA MIRANDA, Claudio; PAZELLO, Elaine Toldo; LIMA, Cristina Bernardi. Egressos como Instrumento de avaliação institucional: uma análise da formação empregabilidade dos egressos da FEA-RP/USP. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 1, p. 298-321, 2015.
ISMAIL, Nurhanani Izzati; ABDULLAH, Nur Atiqah Sia; OMAR, Nasiroh. Exploring Alumni Data using Data Visualization Techniques. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 13, n. 9, 2022.
KHAN, Nayyar Ahmed; SIDDIQI, Ahmed Masih Uddin; AHMAD, Mohammad. Development of Intelligent Alumni Management System for Universities. Asian Journal of Basic Science & Research, v. 3, n. 2, p. 51-60, 2021.
LIMA, Leonardo Araújo; ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Acompanhamento de egressos: subsídios para a avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 23, n. 1, p. 104-125, 2018.
MACCARI, Emerson Antônio; dos S. TEIXEIRA, Gislaine Cristina. Estratégia e planejamento de projeto para acompanhamento de alunos egressos de programas de pós-graduação stricto-sensu. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 101-116, 2014.
NAVARRO, Emmanuel Carlos. Development of an Alumni Databank: The Case of Nueva Ecija University of Science and Technology. Engineering, Technology & Applied Science Research, v. 12, n. 3, p. 8542-8547, 2022.
PAUL, Jean-Jacques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH, v. 28, p. 309-326, 2015.
QUEIROZ, Tatiana Pereira; DE PAULA, Cláudio Paixão Anastácio. Dimensões do relacionamento entre a universidade e seus egressos por meio da informação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Em Questão, p. 37-66, 2016.
SIMON, Lilian Wrzesinski; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. Ações de acompanhamento de egressos: um estudo das universidades públicas do sul do Brasil. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, n. 2, p. 94-113, 2017.
SIMON, Lilian Wrzesinski; SILVA, Carla Cerdote da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. A inclusão dos egressos no processo de auto avaliação institucional das Universidades Federais da Região Sul. AVALIES/UFBA, 2019.
SIMON, L. W.; ARNONI, T. H.; PACHECO, A. S. V. Perfil dos egressos de uma faculdade de tecnologia e seus interesses na criação de um portal do egresso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e9130, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9130. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9130. Acesso em: 23 jun. 2023.
TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos; MACCARI, Emerson Antonio. Proposition of an alumni portal based on benchmarking and innovative process. JISTEM-Journal of Information Systems and Technology Management, v. 11, p. 591-610, 2014.
TEIXEIRA, Gislaine Cristina dos Santos. Desenvolvimento de uma sistemática para acompanhamento de alunos e egressos sob a perspectiva da gestão de projetos. Dissertação de mestrado, Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2015.
TIMES HIGHER EDUCATION (THE). World University Rankings. United Kingdom, THE, 2020. Disponível em https://www.timeshighereducation.com. Acesso em: 09 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.