ESTADO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, EM SERVIÇO SOCIAL, DA REGIÃO CENTRO-OESTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2015.3549

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, trabalho, produção de conhecimento, serviço social, estado do conhecimento.

Resumo

Este artigo compreende a investigação da produção dos cursos da pós-graduação, stricto sensu, de serviço social da região Centro-Oeste sobre a temática da educação profissional e tecnológica. As ênfases analíticas sistematizadas evidenciam as conexões entre a reestruturação produtiva e a organização do trabalho no campo da educação profissional e tecnológica; a educação e dualidade estrutural e as políticas sociais e assistência estudantil. O estudo confirma que a temática educação profissional e tecnológica ganha relevância no serviço social com as transformaçõese recomposições do capitalismo e as correlatas mudanças na organização do trabalho, período que coincide com novas configurações nas políticas educacionais do Estado brasileiro, a expansão da pós-graduação no Brasil e o desenvolvimento de um novo campo de estudos, pesquisa e produção de conhecimento, que, de maneira mais geral, trata da relação entre o sistema produtivo e o sistema educativo.

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Publicado

17/12/2015

Como Citar

CANTUARIO, Janaina Neves Estrela de. ESTADO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU, EM SERVIÇO SOCIAL, DA REGIÃO CENTRO-OESTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 9, p. 12–21, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2015.3549. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3549. Acesso em: 20 abr. 2024.

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