O amensalismo do agronegócio, os Educadores Ambientais Críticos e a preparação para o novo (Guarnicê)
reflexões sobre Trabalho, Ambiente e Educação
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15255Palavras-chave:
Educação ambiental crítica; Trabalho, ambiente e educação; Agronegócio e educação; Ambiente e agronegócio; Conflito socioambientalResumo
Este artigo surge a partir de uma pesquisa intitulada “O agronegócio e seu rastro de mentiras e destruição: um estudo sobre trabalho-educação e ambiente na perspectiva da luta de classes”. Trouxemos a parte da interlocução com educadores e pesquisadores ambientais que problematiza o agronegócio. Da localização desse setor no modo de produção capitalista brasileiro, pela sua relação com o ambiente, com o Estado, com o mundo do trabalho, até o escopo principal: as implicações educacionais. Inferimos que o ‘conflito socioambiental’ é onde se constitui a práxis da Educação Ambiental Crítica, onde a relação entre “Trabalho, Ambiente e Educação” se materializa à teorização. Fechamos que “a preparação para o novo” (guarnicê) perpassa por uma Educação Crítica não-conciliatória com o sistema do capital.
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