O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14903

Palavras-chave:

ensino médio integrado, educação básica, acesso escolar, meritocracia, rede federal

Resumo

Este trabalho aborda uma pesquisa em andamento no âmbito do mestrado em educação profissional e tecnológica do Colégio Pedro II, relacionada à seleção dos candidatos ao Ensino Médio Integrado de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Discutem-se os sentidos ideológicos da resistência à adoção excepcional do sorteio público durante a pandemia da Covid-19, conforme o caso acompanhado em instituição da Rede. Com base no pressuposto de que o Ensino Médio Integrado se insere no conjunto da educação básica, assume-se que os discursos de oposição ao sorteio público devem ser apreciados como manifestação que trata do direito de acesso a escolas públicas federais, historicamente normatizado pela ordem da meritocracia.

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Biografia do Autor

Ana Letícia Couto Araujo, CEFET/RJ; Colégio Pedro II

Concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o de pós-graduação em nível de especialização lato sensu em Saberes e Práticas da Educação Básica, na área de Alfabetização, Leitura e Escrita, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Pedro II. Tem experiência profissional na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional e Orientação Pedagógica na Educação Básica e no Ensino Superior e em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem interesse de estudo e pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica, notadamente no que tange ao acesso, à permanência e ao êxito escolar de estudantes dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Atualmente, é pedagoga da Direção de Ensino do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Leonardo Leonidas de Brito, Colégio Pedro II

Pós Doutor em Educação Profissional pelo IFRN Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022. Reeleito para o biênio 2022-24.

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Publicado

19/11/2024

Como Citar

ARAUJO, Ana Letícia Couto; BRITO, Leonardo Leonidas de. O acesso ao Ensino Médio Integrado e o direito à educação básica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14903, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14903. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14903. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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