Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12889Palavras-chave:
Cientistas negras, Educação Profissional e Tecnológica, Histórias de VidaResumo
O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada Histórias de Vida de Docentes Negras na Educação Profissional e Tecnológica do IFBA: E eu não sou cientista? que objetivou investigar como o racismo e sexismo estruturais se interseccionam nas trajetórias de cientistas e atuam como mecanismo de silenciamento das mesmas. O debate sobre gênero é construído a partir de autoras como Pedro (2005); Bento (2006), e ampliando esta discussão para as mulheres negras a partir de Ribeiro (2018). A metodologia é qualitativa e o método adotado é da história de vida, foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista narrativa. O catálogo construído a partir da pesquisa apresenta as trajetórias de vida das cientistas é permeada por desafios impostos pelas estruturas de dominação.
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