A microbiologia no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14689Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Microbiologia, Ensino, Currículo integradoResumo
Considerando a relevância do ensino médio integrado e a importância da Microbiologia para a compreensão da realidade e a formação humana integral, o objetivo deste trabalho foi investigar como esse conteúdo é retratado nos currículos e o potencial impacto dessa abordagem na formação dos estudantes. Para tanto, foi realizada pesquisa documental abrangendo os IFs presentes no estado do Rio Grande do Sul, englobando Projetos Pedagógicos de Curso, ementas e planos de ensino, sendo os últimos avaliados segundo a Análise de Conteúdo. Constatou-se que, apesar do esforço em desenvolver os conteúdos de Microbiologia em uma perspectiva integrada, é necessário avançar nas práticas pedagógicas promovendo a compreensão da realidade em sua totalidade e superando dicotomias entre formação profissional e básica, teoria e prática.
Downloads
Referências
ANTUNES, Carlos Henrique; PILEGGI, Marcos; PAZDA, Ana Karla. Por que a visão científica da Microbiologia não tem o mesmo foco na percepção da Microbiologia no ensino médio?. In: Simpósio Nacional de Ensino Ciência e Tecnologia, 3., 2012, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa, Paraná: UTFPR, 2012.
ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Ministério da Educação. Terceira edição. 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 6/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2012.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3/2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasil: Conselho Nacional de Educação, 2018.
CAMILLO, Juliano. Experiências em contexto: a experimentação numa perspectiva sócio-cultural-histórica. 2011. 175p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Física) - Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
COLLEN, Alanna. 10% Humano: Como os micro-organismos são a chave para a saúde do corpo e da mente. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, Conhecimento, Consciência e a Educação do Trabalhador: Impasses Teóricos e Práticos. In: GOMEZ, Carlos Minayo. Trabalho e Conhecimento: Dilemas na Educação do Trabalhador. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho; JACOBUCCI, Giuliano Buzá. Abrindo o Tubo de Ensaio: o que sabemos sobre as pesquisas em Divulgação Científica e Ensino de Microbiologia no Brasil?. In: SISSA – Internacional School for Advanced Studies Journal of Science Communication. 2009.
KIMURA, Angela Hitomi; OLIVEIRA, Gilberto Santos de; SCANDORIEIRO, Sara; SOUZA, Patricia Canteri de; SCHURUFF, Paulo Afonso; MEDEIROS, Leonardo Pinto; BODMAR, Carolina Giovana; SARMIENTO, Juan Josue Puno; GAZAL, Luis Eduardo de Souza; SANTOS, Pollyana Myrella Capela dos; KOGA, Vanessa Lumi; CYOLA, Paula Signolfi; NISHIO, Erick Kenji; MOREY, Alexandre Tadashi; TATIBANA, Berenice Tomoko; NAKAZATO, Gerson; KOBAYASHI, Renata Katsuko Takayama. Microbiologia para o Ensino Médio e Técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Revista Conexão, Ponta Grossa: UEPG; v. 9, n. 2, p. 255-267, 2013.
LIPORINI, Thalita Quatrocchio. A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da pós-modernidade e do neoliberalismo. 2020. 210 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
MADIGAN, Michael T.; MARTINKO, John M.; BENDER, Kelly S.; BUCKLEY, Daniel H.; STAHL, David A. Microbiologia de Brock. 14º ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
MARONN, Tainá Griep; OLIVEIRA, Mateus dos Santos; HERMEL, Erica do Espírito Santo. O conteúdo de Microbiologia sob uma perspectiva histórica nos livros didáticos de ciências (1950-2013). In: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza. Edición Extraordinaria. Memorias del X Encuentro Nacional de Experiencias en Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental. V Congreso Nacional de Investigación en Enseñanza de la Biología. 2019. p. 1406 – 1416.
MORI, Rafael Cava. Experimentação no Ensino de Química: Contribuições do projeto Experimentoteca para a prática e para a formação docente. 2014. 430 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.
NETO, Luiz Sodré; MEDEIROS, Ariane Dantas de. Considerações sobre contextualização e interdisciplinaridade na abordagem da Microbiologia no novo exame nacional do ensino médio (ENEM). Revista Ciências & Ideias, v. 9, n. 1, p. 88-100, Jan/Abr, 2018.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. In: Seminário sobre Ensino médio, 2008. Secretaria de Educação do Pará. 08-09 maio 2008.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2018.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.